Os usuários de iPhone em breve podem não precisar de senhas para fazerem logins. A Apple está desenvolvendo o iCloud Keychain, que pode confirmar a identidade utilizando o Face ou o Touch ID.
O engenheiro da Apple, Garrett Davidson, explicou a proposta em uma reunião com desenvolvedores durante o WWDC 2021. Basicamente, vai ter uma chave de acesso no iCloud e quando o cliente opta por usar essa chave em uma conta, não vai mais precisar de uma senha.
O recurso deve chegar junto com o iOS 15. Davidson garante que o sistema é seguro e que as chaves de acesso são protegidas, com criptografia de ponta a ponta. Como tudo é armazenado nas Chaves iCloud, as credenciais são mantidas mesmo se os dispositivos Apple forem perdidos ou roubados.
O engenheiro ainda vai mais além e diz que o método do iCloud Keychain da Apple é mais seguro do que a maioria dos meios de desbloqueio com senha disponíveis em outros dispositivos. Apesar disso, no iOS 15, o sistema ainda pode estar apenas em testes, isso porque, para funcionar, é necessário também um trabalho do desenvolvedores para tornarem seus logins acessíveis ao novo método de senhas da Apple.
“A ênfase desta apresentação é a tecnologia de autenticação, uma implementação do WebAuthn com suporte do iCloud Keychain da Apple. Uma transição de senhas em todo o setor exigirá padrões de design bem pensados e aplicados de forma consistente, que ainda não fazem parte desta apresentação”, explicou.
Lembrando que hoje já existem apps que permitem o desbloqueio através da confirmação por impressão digital. Mas a criação de uma senha tradicional continua sendo necessária e o método é diferente em cada serviço. A proposta da Apple é padronizar isso.
Via MacRumors
Imagem: sompong_tom/iStock