Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Como previsto, a Apple revelou hoje (07/06) no evento de abertura da WWDC 2021 a nova versão do iOS, o iOS 15 (além do iPadOS 15), mas o que mudou? Há alguns meses, vazamentos indicavam algumas mudanças, mas é claro que nada disso tinha sido confirmado pela Apple antes do lançamento de hoje.

iOS 15

publicidade
Facetime com várias novidades

O novo iOS 15 quer eliminar distrações, e manter você ficar conectado. Craig Federighi falou primeiro sobre o FaceTime, e mostrou como as janelas com os participantes ficarão espalhadas na tela de acordo com a posição do áudio. Ele também mostrou o novo cancelamento de ruídos para chamadas de vídeo, e o espectro amplo, que pega todos os sons de um ambiente. O FaceTime poderá ser usado por usuários do Windows e Android, através da web.

Além disso, os vídeos no FaceTime terão o modo retrato, desfocando o fundo. Com os Facetime links, é possível criar um evento no calendário ou enviar por email para qualquer um poder acessar pela internet. As chamadas ainda são criptografadas de ponta a ponta.

Share Play da Apple

Outra novidade do iOS 15 é o SharePlay, que permite ouvir músicas junto, assistir filmes ou séries junto, ou compartilhar a sua tela. Além do FaceTime, o recurso vai funcionar com apps de terceiros, pois roda através de uma API.

publicidade
Uma nova forma de compartilhar

Segundo ponto da apresentação foi a facilidade de compartilhar fotos, vídeos, links de forma fácil e rápida com o Share With You, que funciona a partir do Mensagens (Messages), mas vai além. No app Apple News, você pode ver links com comentários de seus amigos, que ficam em destaque. No Apple Music, você pode receber músicas ou playlists. No Apple Fotos (Photos), as imagens aparecem em destaque com seus amigos, algo parecido com o que o Google Fotos já faz.

Foco é tudo

Foco no iOS 15

As notificações foram repensadas para o iOS 15 com o sumário de notificações. O sistema usa inteligência artificial e analisa as notificações mais importantes de acordo com o seu uso. Para ajudar o usuário a se focar mais no trabalho, a Apple apresentou o Focus (Foco), que permite que você escolha o objeto do seu foco, e o sistema só mostra notificações de apps que você usa no trabalho, ou só mostra eles, e também só mostrar mensagens dos seus companheiros de empresa (ou clientes). Ao focar no entretenimento, o iOS 15 te sugere apps que você usa no seu momento de descanso.

Live Text e buscas de fotos no Spotlight

Outra coisa que mudou no novo iOS foi o Live Text, uma forma incrível de capturar anotações feitas em um quadro branco, por exemplo. A mesma coisa também funciona para números de telefones, ou outros detalhes em fotos salvas no seu sistema, capturas de tela, imagens na web, etc. Funciona através do iPhone, iPad e Mac. A Apple incluiu buscas de fotos no Spotlight, e assim, achar qualquer coisa de forma simples usando a busca do seu sistema (iOS, iPadOS ou MacOS).

O Apple Fotos também ganhou as memórias automáticas, seguindo mais uma vez o exemplo do rival Google, mas com uma interação interessante com o Apple Music.

Novidades no Wallet: documentos de identificação

A Apple busca substituir sua carteira de verdade com o Wallet (Carteira), Em breve, você vai receber a chave do seu hotel antes mesmo de chegar na cidade que está indo visitar, e já é possível usar entradas do Walt Disney World no app. Além disso, a empresa também anunciou a inclusão de documentos de identificação no Wallet, como carteiras de identidade e carteira de motoristas. A Apple também falou que está testando com as autoridades aduaneiras dos Estados Unidos a possibilidade de usar o app como documento de identificação e vistos.

Apple Maps ganha novos detalhes

A Apple também apresentou novidades no app Tempo e no Apple Maps, que terá novos detalhes para ajudar os motoristas a entenderem o contexto do mapa ao seu redor. O app também vai ganhar identificações de passagens de pedestres e outros. A Apple também diz que melhorou o suporte a transporte público, que pode ser inteiramente feito do Apple Watch, sem a necessidade de tirar o iPhone do bolso. O app também ganhou um reconhecimento de locais, que te mostra onde você está. O novo Apple Maps estará disponível em algumas cidades da Europa e Estados Unidos até o final do ano, e muitas outras cidades no futuro.

AirPods

Os AirPods vão ganhar um modo para ajudar pessoas com deficiência auditiva, com áudio direcionado. Eles também ganharão notificações especiais de acordo com o local que você está, ou seja, se chegar no mercado, a Siri vai ler sua lista de compras. Isso pode ser tudo configurado. A Apple lançou algumas funções para evitar que você perca seus fones, como o novo sensor de proximidade do Find My. O novo iOS 15 tem som espacial, e o conteúdo está disponível a partir de hoje.

Privacidade e mais controle para os usuários

A Apple também destacou sua posição de sempre dar o controle de privacidade aos usuários, incluindo o rastreamento de dados por apps de terceiros, sobre o qual falamos tanto aqui no site. O App Privacy Report mostra como os apps estão usando suas permissões de localização, câmera, microfone, contatos, e principalmente, com quem eles estão compartilhando.

Siri local: mais rapidez e privacidade

A Apple apresentou hoje uma descrição de áudio feita no app, sem necessidade de conexão com a internet. Assim, seu conteúdo fica mais seguro, e a Siri também pode funcionar mesmo com o modo avião ligado, mas acima de tudo, ela fica mais rápida.

Private Relay e Hide My Email protegem sua privacidade e identidade

Com o Private Relay, todo o conteúdo que você digita no Safari é protegido, assim como seu endereço IP, e ninguém pode ter acesso, nem mesmo a Apple. A Apple também incluiu a possibilidade de esconder seu e-mail, com o recurso Hide My Email. Ambas as funções fazem parte do serviço pago iCloud+.

Health Sharing

Agora é possível compartilhar informações de saúde de pessoas queridas, se forem autorizadas nas preferências da família toda, é claro. A Apple lembra que não tem acesso a esses dados, mas é uma boa opção para compartilhar dados com médicos ou ficar de olho na saúde dos seus parentes.

Confira abaixo o vídeo do evento, transmitido no YouTube hoje.

Saiba mais sobre o novo iOS 15 no site da Apple.