Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

A Apple poderá trazer novidades consideráveis para o iOS 15, conforme informações trazidas pela Bloomberg, focando em notificações do usuário e privacidade. Segundo a agência, as informações coletadas tratam de atualizações de software sob o codinome Sky e serão anunciadas na Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC 21). Mudanças para o sistema operacional no iPad também estão sendo aguardadas.

Um dos novos recursos mencionados deverá permitir que a pessoa defina preferências de notificação a partir de categorias diferentes de status de usuário. Um menu com várias opções, como dirigindo, trabalhando, dormindo e outras que deverão ser personalizáveis, estará acessível e condicionará se o celular vai emitir ou não um som de notificação. O menu será mostrado na tela de bloqueio atualizada e na Central de Controle, que oferece acesso rápido às configurações do iPhone e do iPad. As respostas automáticas para mensagens também serão definidas conforme a opção de status selecionada pelo usuário.

publicidade

Por falar em mensagens, a Bloomberg informou que o app iMessage poderá receber atualizações para se tornar mais competitivo com o WhatsApp. As mudanças poderão permitir ao aplicativo de bate-papo da Apple atuar mais como uma rede social. Porém, segundo as informações, são novidades ainda no início do desenvolvimento, podendo demorar um pouco mais para chegar aos usuários.

Novidades para o iPad e com foco em privacidade

Sobre os iPads, a Bloomberg informou que a Maçã poderá permitir que seus usuários adicionem widgets na tela inicial dos aparelhos. Esta mudança seria na linha da ocorrida para o iPhone em 2020. Inclusive, será possível à pessoa substituir toda a grade de apps de seus iPads por widgets, segundo as informações.

No iOS 15, haverá novidades também para a proteção da privacidade do usuário, que terá como saber quais apps estão coletando dados silenciosamente de seu aparelho. Um novo menu com esse recurso está em desenvolvimento e mostrará essas informações, reforçando a ideia de que a Apple está empenhada em oferecer ferramentas de privacidade.

Por fim, a empresa também está planejando uma atualização menor para o macOS e atualizações para os softwares Apple Watch e Apple TV. Sobre a conferência mundial da Apple para os desenvolvedores, ela ocorrerá em formato totalmente online, entre os dias 7 e 11 de junho. O evento é uma oportunidade para que as pessoas conheçam mais sobre as novas tecnologias da empresa, além de novidades em ferramentas e plataformas para criação de apps e jogos.

publicidade

Via Bloomberg

Imagem: Mircea Ploscar/Pixabay/CC