O Google anunciou uma atualização para o app Google Fotos (ou Photos) que permitirá aos usuários administrar melhor os espaços para armazenamento disponíveis para os usuários. A ferramenta dá as caras nas vésperas da modificação dos termos que farão o utilitário dividir o mesmo armazenamento com o Gmail e o Google Drive.
A ferramenta, embutida no aplicativo, listará diferentes filtros para ajudar o usuário a apagar fotos potencialmente indesejadas. O Google Fotos listará arquivos pesados, capturas de tela, fotos borradas e outros apps na seção de conta do usuário. A função estará disponível na aba “Backup e sincronização”, e entrará no ar em um servidor paralelo. O novo recurso será especialmente útil para usuários que já utilizam o gerenciador de imagens para otimizar o espaço no smartphone.
Mudanças no armazenamento começam mês que vem
As mudanças na política de armazenamento do Google Fotos foram anunciadas em uma publicação no blog de desenvolvedores e estão previstas para entrar ao ar no dia 1° de junho. Segundo a empresa, o conteúdo presente nestes servidores permanecerá fora do espaço dividido e seu acesso será mantido gratuitamente. Considerando que o app chegou aos seus 5 bilhões de downloads no fim do ano passado, é de se imaginar a sobrecarga nos servidores.
Usuários que estiverem perto do fim dos seus 15 GBs de espaço nas plataformas poderão utilizar a nova ferramenta do Google para estimar em quanto tempo de backup está disponível. Os desenvolvedores estimam que cerca de 80% das contas ainda terão pelo menos três anos de armazenamento em alta qualidade nos servidores.
Quando o usuário se aproximar do limite de espaço, a plataforma enviará uma notificação — assim como já faz com o Gmail e o Google Drive. A partir daí, a nova ferramenta auxiliara o Google Fotos a liberar armazenamento com a exclusão de imagens. Isto é, se o usuário não considerar que vale a pena comprar mais espaço.
Via Gadgets NDTV
Imagem: Kampus Production/Pexels/CC