Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Sabe o amado armazenamento gratuito ilimitado de fotos e vídeos do Google Fotos (ou Google Photos), que não preserva a qualidade original, mas não também não conta dentro do limite de 15 GB da sua conta do Google? Pois é, o Google anunciou hoje uma mudança nas regras e não vai mais oferecer o serviço, que passará a ter um limite de 15 GB. A mudança acontece no dia 01/06/2021, assim, nada muda por enquanto.

A partir desse dia, todas as fotos que você subir irão contar nos 15 GB de espaço da sua conta Google. Assim, quem quiser ter um backup de suas fotos e vídeos com mais de 15 GB, vai ter que contratar o Google One. A exceção são os usuários dos smartphones Pixel desde o Pixel 1 até o Pixel 5, que vão continuar sem o limite de 15 GB.

publicidade

Isso é muito justo, e mostra mais uma vez como o Google se preocupa com os proprietários antigos de sua linha de smartphones. O problema é a quebra de contrato com todos os outros usuários. As fotos atuais e as que você subir até esse dia não irão entrar nessa conta, mas mesmo assim, a notícia é bem triste para quem usa o app. É o fim do armazenamento gratuito ilimitado como o conhecemos.

O motivo para tamanha quebra de confiança é o próprio sucesso do Google Fotos. Segundo o Google, são 4 trilhões de fotos armazenadas no serviço, e a cada semana, 28 bilhões de novas fotos e vídeos são enviados.

Nova ferramenta do Google Fotos, que vai perder armazenamento ilimitado de fotos em 2021

A partir de junho, eles dizem que vão oferecer uma nova ferramenta para ajudar a organizar suas fotos e tentar ficar dentro do novo limte. O recurso vai identificar fotos borradas ou muito escuras, além de vídeos muito grandes.

publicidade

Saiba mais sobre a polêmica decisão de acabar com o armazenamento gratuito ilimitado no blog do Google. 

Via Engadget.