Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Depois de muitos anos de especulação, ano passado a Microsoft voltou ao mercado de smartphones com o Surface Duo. Não um Windows Phone, como se imaginava, mas um Androidphone. E não exatamente um dobrável: o funcionamento se assemelha ao LG G8X: são duas telas, e uma segunda pode operar de forma criativa em relação a um software na primeira. Explorando essa possibilidade, a gigante de Redmond está otimizando o suporte a jogos no seu celular experimental.

Assim como a LG já explorou a possibilidade da segunda tela funcionar como um joystick virtual, a Microsoft está liberando atualização que permite o mesmo no Surface Duo. Assim, jogos são suportados para explorarem a segunda tela, exibindo controles virtuais genéricos ou específicos a partir do título. Esta novidade era prometida desde 2020, mas ficou limitada a alguns testadores durante um bom tempo.

publicidade

Em fase beta, eram 20 jogos compatíveis, mas já são ao menos 50 jogos com o novo suporte do Surface Duo, através do Xbox Game Pass Ultimate. O pacote de serviços da empresa traz a biblioteca Game Pass para PCs, consoles e Android, além do Xbox Live Gold e EA Play. A plataforma de jogos em nuvem já opera decentemente em celulares que rodam o SO do Google, inclusive no Brasil — para quem se inscreveu na fase beta do serviço.

publicidade

Surface Duo vai rodar jogos do Xbox com tela de baixo simulando um controle

Sendo assim, o novo modo de suporte para jogos do Surface Duo acaba lembrando a usabilidade de um Nintendo DS/3DS, dispositivo que já apostava em duas telas, com uma destas interativa por touchscreen. Este recurso facilita ainda o aproveitamento de jogos sem a necessidade de um hardware adicional, o controle. Mesmo assim, ainda falamos de um dispositivo caro: mesmo após a redução de preço nos EUA, o aparelho ainda custa por volta dos US$ 1 mil — e nem tem hardware tão premium assim.

Via Tech Crunch