O Twitter começou a testar uma nova fonte para digitar caracteres chamada Chirp. Anunciada em janeiro deste ano, a tipografia já pode ser utilizada – embora de forma restrita – na versão web da plataforma para macOS. Ainda não há informações sobre quando haverá a introdução em outros sistemas operacionais e no app para celular.
Relatos de usuários dão conta de que uma ampla implementação da Chirp na plataforma web começou na noite da segunda-feira (10/05). No teste realizado pelo Vida Celular, a fonte no macOS segue a Helvetica Neue, mas sites americanos como o Android Police e o Gadgets 360º já confirmaram a mudança. Outros detalhes, claro, podem afetar na aparência da nova fonte e o Twitter ainda não reconheceu formalmente o lançamento da tipografia.
twitter is testing out a new (i assume) commissioned typeface, it's currently rolled out on my priv account. the typeface is called "chirp serif," and the current fonts being used are chirp black, chirp bold, and chirp regular.
[new] chirp serif v.s. [default] segoe UI pic.twitter.com/QwWp4za19J— 𝇗𝇐𝇓𝇛𝆊𝆒 (@BOVINEDREAMZ) May 10, 2021
A Chirp mescla elementos do estilo grotesco europeu e do gótico americano, com traços que remetem composição em xilogravura. Segundo o tweet acima, do usuário (Bovinedreamz), a nova fonte do Twitter está disponível em três opções de peso: regular, negrito (Bold) e extra-negrito (Black). Todas fazem parte da família Chirp Sans.
No começo deste ano, Derrit DeRouen, diretor de criação do Twitter, avisou que a Chirp não demora a ser vista na versão web, embora não tenha especificado o cronograma de lançamento. A fonte foi desenvolvida em parceria com a empresa suíça Grilli, responsável pela criação de tipografias alternativas para Pinterest e WeTransfer.
Rounded tittles and punctuation introduce a humanist character. The result is a versatile, contemporary family (82 styles across Standard and Display!) with international sensibilities. It accomplishes exactly what we need and it has made itself the hero of our refresh. pic.twitter.com/3pvcdmKmrI
— Derrit DeRouen (@DerritDeRouen) January 27, 2021
Imperfeição no lugar da eficiência
A adoção da Chirp indica um detalhe importante: esta é a primeira vez que o Twitter cria uma fonte personalizada. No passado, a plataforma utilizou fontes como Helvetica Neue e Roboto, que aludiam ao ethos minimalista predominante nos anos 2010: minimalismo, sobriedade e eficiência futurística. Desta vez, a ideia é trazer imprevisibilidade aos contornos gráficos.
“Nosso principal objetivo com esta atualização de marca é melhorar a forma como transmitimos emoção e imperfeição”, explicou DeRouen, sobre o conceito por trás da mudança. “Independentemente de você ser pró ou anti-Helvetica, todos podemos concordar que ela não dá conta do trabalho.”
Via Gadgets 360º
Imagem: Marten Bjork/Unsplash/CC