Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Em um futuro próximo, o usuário de celular Android não precisará mais “gritar com o telefone” para acionar o assistente do Google (experiência desagradável, principalmente em locais públicos), e poderá fazer isso por meio do botão mais básico de qualquer smartphone: o de liga/desliga. Pelo menos foi isso o que descobriu a galera do site XDA-Developers nesta quarta-feira (12/05).

Depois de analisar a versão mais recente do Google App (12.18.6.29), o pessoal descobriu novas sequências de códigos indicando que o Google está trabalhando em uma nova funcionalidade que será disponibilizada para o público geral no Android 12, mas que também poderá ser utilizada por usuários que não receberão a atualização do sistema operacional, e continuarão trabalhando com o Android 11 ou, até com versões anteriores.

publicidade

O novo gatilho para o Google Assistente funcionaria junto ao botão liga/desliga dos celulares Android. Atualmente, para ativar essa função, você pode utilizar as expressões “Ok Google” ou “Olá Google”, além de contar com formas diferentes em determinados smartphones. É comum fabricantes de celulares Android lançarem no mercado opções com um botão de atalho exclusivo para o Google Assistente ou, então, com a função disponibilizada ao “home”. A interação com o liga/desliga seria uma forma de facilitar e agilizar ainda mais esse processo.

Testei (e não gostei)

O pessoal do XDA Developers revelou ter tentado encontrar, sem sucesso, o recurso que dá acesso ao Google Assistente pelo botão liga/desliga em um Pixel 4 com Android 11, após encontrar, mas não conseguir habilitar, o recurso em um Pixel 3 XL com Android 12. A reportagem do Vida Celular encontrou e habilitou o botão para o Google Assistente em seu Realme X3 Superzoom, que ainda roda o sistema operacional Android 10. Mas não aprovou.

Imagem mostra como habilitar o Google Assistente junto ao botão de liga/desliga em um celular Realme X3 Superzoom com Android 10

Tela mostra como acionar o recurso no Realme X3 Superzoom (Vida Celular)

Apesar de ser uma ideia interessante e que, em teoria, vá agilizar a vida de quem usa constantemente o assistente do Google e não quer passar o dia “gritando com o celular”, a colocação do recurso junto ao botão liga/desliga, pelo menos no teste feito pela reportagem, acabou causando alguns transtornos. Não foi possível, por exemplo, simplesmente acender a tela do smartphone para ver as horas ou acessar outra função sem que o Google Assistente perguntasse como me ajudar. Isso, talvez, seja pela rapidez (meio segundo) com que o recurso é acionado após apertar o botão, ou incompatibilidade momentânea com o Android 10. Pelo menos nesse caso, o recurso mais atrapalhou do que ajudou.

Um teste mais avançado feito pelo XDA Developers revelou outro inconveniente na futura função padrão do Google. Segundo a reportagem, ele tornará mais fácil para o usuário autorizar pagamentos enquanto seu telefone estiver conectado ao Android Auto ou desbloqueado. O recurso basicamente permitirá que você ignore a senha ou o código de segurança para pagamentos e isso, em teoria, dará acesso a qualquer pessoa enquanto seu telefone estiver conectado ao Android Auto ou desbloqueado, aumentando os riscos de golpes ou fraudes.

publicidade

Via TechRadar

Imagem: Kaufdax/Pixabay/CC