Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Um novo recurso está sendo testado para o aplicativo Google no Android e, com ele, não será necessário dizer “Ok Google” antes de acionar algumas funções do Google Assistente. Mais precisamente, conforme o que foi identificado, será possível para o usuário realizar tarefas rápidas, como atender chamadas e interromper alarmes, usando simples atalhos de voz.

A novidade do Google vai aparecer em um menu chamado Guacamole (aquela comida mexicana feita com abacate), e já está disponível para alguns usuários na versão 12.15.9.29 do aplicativo em dispositivos com Android 11. Com ela, basta a pessoa dizer “atender” para que uma ligação seja atendida, sem que seja necessário iniciar o comando com “Ok Google”. O mesmo deve ser possível para desligar uma chamada, parar um despertador ou colocá-lo no modo de pausa temporária, com comandos do tipo “desligar”, “pare” e “soneca”, por exemplo.

publicidade

O Google Nest Hub possui uma função semelhante desde 2019, chamada Smart Display, para o usuário interromper um alarme sem necessidade de uso da palavra-chave “Ok Google”. Já a funcionalidade Guacamole deverá expandir esse tipo de praticidade para outros dispositivos com o Google Assistente, já estando em testes entre os funcionários da empresa. Uma das possibilidades é de que o novo recurso seja formalizado na Conferência Google I/O de 2021, que acontece entre os dias 18 e 20 de maio e é voltada para programadores, desenvolvedores, empreendedores do mercado tech e entusiastas.

Faça as coisas rapidamente com comandos de voz

tela com atualização para o Google Assistente

De acordo com os técnicos que encontraram a novidade, ao ser descompilada uma versão mais recente do aplicativo do Google carregado na Play Store, foi detectado que os trabalhos sob o codinome Guacamole começaram na versão 12.8 do app no ​​início de março. Apesar da empresa estar sendo bem sigilosa em seus procedimentos de desenvolvimento, foi possível notar descrições como “Faça as coisas rapidamente com o Guacamole”. Na tela os técnicos encontraram descrito “Pule de dizer Ok Google para obter ajuda com tarefas rápidas”, com um botão ao lado para selecionar a opção Atalhos de voz.

Apesar de ser uma função bastante interessante, que pode até mesmo trazer certa agilidade para as tarefas de rotina do usuário, não há nada de concreto com relação à sua efetivação. Muito menos é possível prever quando ou se esses atalhos do Google Assistente estarão acessíveis em português. Entretanto, as várias linhas de código dentro dessa dica de possíveis recursos futuros não deixam de ser uma perspectiva importante sobre os planos do Google para seu assistente virtual.

publicidade

Via 9to5Google e The Verge