Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

É natural que, conforme as necessidades do dia a dia, a gente acabe entupindo o celular de apps que, muitas vezes são usados uma única vez e ficam lá, inativos e consumindo espaço no armazenamento. A boa notícia é que a atualização do Android 12 deve ajudar a resolver essa questão.

Os desenvolvedores da XDA Developers descobriram que o novo sistema operacional terá um recurso de hibernação de aplicativos que, basicamente, detecta os apps que estão inativos e os coloca numa espécie de “modo de espera” e, neste processo, também libera espaço no smartphone.

publicidade

No Android 11, os apps que não são usados podem ter a permissão revogada automaticamente e são removidos do aparelho, sendo listados em uma página de “apps não usados”. Para reativar o aplicativo, o usuário precisa baixá-lo novamente. O novo recurso do Android 12 vai ser bastante útil para os aparelhos mais em conta, que não têm muito espaço de armazenamento. Assim, mesmo que a pessoa precise baixar um app para usar pontualmente, não precisará sair limpando e excluindo arquivos.

Os usuários de iOS não vão se surpreender com a novidade do Android 12, uma vez que o sistema operacional da Apple conta com uma opção para descarregar apps que não são usados. No iOS, o ícone do aplicativo inativo continua aparente, mas ele não está “fisicamente” ali. Assim, quando o usuário clica para (re) utilizá-lo, o app é baixado novamente para o celular para que, dessa forma, não fique ocupando espaço à toa.

Via Phandroid

Imagem: ready made/Pexels/CC

publicidade