Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Um recurso que sempre fez parte dos sistemas Windows, Mac e até Linux para computadores pode se tornar uma realidade também para celulares. O site XDA Developers teve acesso a uma versão do Android 12, que ainda está em desenvolvimento, e descobriu que entre as mudanças no SO para smartphones, haverá uma lixeira para arquivos apagados.

Print da Lixeira feito pelo XDA Developers

Na versão atual do Android (11), já existe uma API para lixeira que permite a alguns apps colocarem arquivos descartados antes de realmente deletá-los. Contudo, não é possível acessar essa ferramenta para recuperar arquivos apagados ou limpá-los de vez do celular. A nova ferramenta que o Google está preparando pode mudar o modo como essa API funciona.

publicidade

No momento, a lixeira do Android 12 ainda está escondida no código do sistema operacional. Por mais que a equipe do site tenha conseguido acessá-la, ainda não é possível utilizá-la, já que faltam algumas linhas de código ainda.

Como será

Já se sabe que ela deve ficar localizada em Configurações > Armazenamento. Ao acessar a lixeira, ela mostra o número de arquivos jogados no lixo e quanto de espaço eles ocupam. Há a opção de deletar tudo de forma permanente, mas ainda não há uma o recurso de restaurar arquivos, por enquanto essa possibilidade está disponível no app de gerenciamento de arquivos do Google.

Opção de limpar a Lixeira

A ferramenta de lixeira faz parte de um conjunto de novos recursos que devem vir com a atualização do Android 12. Mas, assim como outras ferramentas, será preciso aguardar até o lançamento da nova versão do sistema operacional para ver seu funcionamento completo.

Via The Verge

publicidade

Imagem: Steve Johnson/Pexels/CC