AndroidDicasConheça alguns atalhos do GBoard para facilitar sua vida

Felipe Marsola Monteiro2 semanas atrás7 min

Digitar no celular é uma experiência, de fato, um pouco mais complexa que em um notebook. O espaço reduzido das telas, por maiores que sejam, gera diversos problemas com o tamanhos dos dedos do usuário ou com a falta de espaço para inserir teclas especiais, entre outros problemas. Para solucionar isso, é possível baixar um app de teclado na loja do seu celular ou utilizar conhecer todos os recursos e atalhos do GBoard (teclado do Android).

Tá, mas você não sabe quais são as ferramentas que o GBoard oferece para facilitar sua vida. Então, separamos alguns recursos e segredos escondidos no seu teclado Android, dessa forma você pode ter uma experiência otimizada e, quem sabe, evitar os problemas de digitar numa tela pequena.

Números e símbolos

Já é tradicional na maioria dos teclados acessar a aba de números ou caracteres especiais pressionando o ícone “?123” ou similar. Porém, dá para acessar os itens dessa aba de forma mais rápida no GBoard. Basta segurar o mesmo ícone que surgirá uma subtela com os mesmos caracteres.

As variações dos caracteres também podem ser acessadas dessa forma. Ao segurar o ícone “?123” e, em seguida, também segurar o símbolo de libra esterlina, por exemplo, as demais moedas vão surgir para você escolher.

Cursor cirúrgico

Após escrever um texto comprido, ter que voltar a uma determinada letra para corrigir pode ser um suplício. Mas, existe um jeito de realizar essa tarefa com precisão e facilidade. Basta apertar Espaço e arrastar o cursor até o local que precisa corrigir. Dessa forma, fica mais prático colocar o cursor no local exato.

Otorrinolaringologista

O GBoard possui uma ferramenta que permite criar atalhos para palavras muito compridas e complicadas, ou até para pequenas frases ou expressões. Para configurar seus atalhos, basta ir em Dicionário, escolher qualquer um dos idiomas (melhor se escolher na língua que mais usa) e tocar no sinal de + no canto superior direito. Feito isso, aparecerá uma tela na qual você deve inserir o termo que será abreviado e, em seguida, a abreviação.

Por exemplo: se você usa frequentemente “envie o comprovante”, pode escolher a sigla “eoc”. Assim, toda vez que digitar somente eoc, o corretor vai sugerir “envie o comprovante”. Bem mais rápido, não?!

Atalho para GRITAR!

Algumas vezes, é preciso destacar uma palavra na conversa ou texto, para que fique claro ou se diferencie de outras. Se você costuma fazer essa distinção usando Caps Lock, no GBoard existe um caminho rápido para isso. Basta digitar a palavra normalmente, pressionar duas vezes em cima da palavra e, então, tocar no botão Shift (a seta para cima). O mesmo procedimento pode ser usado para reverter uma palavra que saiu em Caps Lock para minúsculas.

Corrigindo textão

Seja porque você se empolgou demais em uma conversa ou porque precisa responder um artigo na internet. Quando se escreve textos muito longos e com pressa, algumas palavras e até trechos inteiros podem sair errados. E apagar tudo isso no celular costuma ser difícil. Antes de sair segurando o Backspace por um tempo muito cansativo para apagar um trecho comprido, saiba que existe uma maneira mais rápida para corrigir seu textão no GBoard.

Basta colocar o cursor onde quer iniciar a correção, segurar o Backspace e deslizar o dedo selecionando o fragmento do texto que deseja apagar. Ao soltar o botão, tudo que foi selecionado será apagado. Caso tenha passado do ponto que queria deletar, não solte do Backspace, apenas volte com a seleção e só solte quando tiver certeza do que quer apagar.

Teclado onde precisar

Ufa! Se você chegou até aqui significa que já deve estar cansado deste tutorial. Mas, essa é a última dica. Se a posição do teclado no seu celular te incomoda ou representa alguma dificuldade, você pode posicioná-lo para poder escrever melhor. Para isso, segure a vírgula no GBoard até aparecer dois atalhos: um para Configurações e outro para Reposicionar. Escolha a segunda opção e mova o teclado de lado para que fique mais confortável para sua digitação.

Via Next Pit

Imagem: Freestocks (Unsplash)