Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Recentemente, a Apple anunciou um modelo de assinatura para o podcasts, a ideia é tornar o negócio mais rentável para os criadores. A gigante, no entanto, ficara com uma parcela de até 30% do dinheiro pago pelos assinantes. A movimentação chamou a atenção do Spotify, que, segundo o The Wall Street Journal, pode lançar um sistema parecido, mas deixando todo o dinheiro com os produtores dos podcasts pagos.

Isso pode ser uma forma de inviabilizar a iniciativa da Apple no mercado, já que para os criadores parece ser bem mais interessante ter seu podcast distribuído pelo Spotify e ficar com 100% da verba para pelos assinantes do que investir na Apple, onde o produto vai estar em menos plataformas e ainda vai deixar uma porcentagem menor de arrecadação.

publicidade

Mercado disputado

O Spotify entrou no mercado de podcasts há alguns anos e, além de contar com todos os programas que usam feed RSS, ainda investe em conteúdo exclusivo com diversas parcerias. A reportagem do The Wall Street Journal indica que a Apple está buscando um modelo parecido para programas exclusivos. E lembrando que, apesar do Spotify ter uma opção paga, para ouvir podcasts no app é 100% gratuito. O que faz sentido levando em conta que boa parte desse conteúdo está disponível em qualquer agregador.

As assinaturas de Podcasts da Apple não são exatamente uma novidade surpreendente. Rumores já apontavam que a empresa de Cupertino vinha trabalhando em uma modalidade paga para seus programas em áudio. Inclusive, o programa pode muito bem explicar o motivo pelo qual a Apple trocou os termos de “assinar” para “seguir” em seus podcasts gratuitos.

Indo além do novo recurso de assinaturas, a Apple estará trazendo uma atualização para o seu app de Podcasts junto ao iOS 14.5. Os ouvintes terão acesso à modalidade de canais, que agrupa programas com curadorias dos criadores, como numa espécie de shuffle organizado. Além disso, o app também receberá um redesign de usabilidade e modo Smart Play, em que os programas seguidos já comecem a partir do episódio mais recente.

Até o momento, não há informações mais claras sobre como o sistema de assinaturas de podcasts do Spotify e nem uma previsão de seu lançamento. Já o Apple Podcasts Subscriptions estará disponível a partir de maio.

publicidade

Via The Wall Street Journal