Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Essa semana, o Spotify lançou nos Estados Unidos uma ferramenta que permite buscar por músicas usando apenas a voz, o “Hey Spotify”, como falamos aqui outro dia, e a novidade da vez é que a empresa pode usar os dados de voz dos usuários para exibir anúncios. A ferramenta é um pouco redundante — em virtude de funções disponíveis na Google Assistente e Siri — mas esse detalhe pode incomodar os usuários. A ideia do Spotify é usar os dados de voz obtidos para gerar anúncios personalizados e mais relevantes para o usuário, mas será que isso é um recurso ou uma invasão de privacidade?

O recurso de voz do Spotify só funciona quando o aplicativo está aberto e a tela do celular está ligada, o que por si só já nos fazia questionar a utilidade da nova opção de uso. No final das contas, analisando a documentação do serviço, o Spotify pode ter insistido no seu lançamento não apenas pela nova praticidade oferecida, mas também porque haveria benefícios para ela, como coleta de voz para melhorar o alcance dos anúncios.

publicidade

O serviço afirma que só retém, e mesmo assim por um período curto de tempo, áudios após a palavra de ativação. Mesmo esse tempo curto pode ser suficiente para que sejam extraídos dados de voz úteis de personalização de anúncios. Em todo caso, é possível desativar o recurso nas configurações do Spotify.

Personalização de anúncios em discussão

Enquanto alguns podem não se incomodar com a personalização de publicidade, outros acreditam que o diálogo pouco transparente sobre como isso é promovido é uma verdadeira invasão à privacidade. A Apple, inclusive, está comprando briga com grandes desenvolvedores ao implementar um bloqueio padrão de rastreamento para publicidade, o que fez a China criticá-la e iniciar um movimento próprio para ajudar suas desenvolvedoras a permanecerem com ferramentas úteis nesse sentido.

Atualmente o serviço de voz “Hey Spotify” não está disponível no Brasil, mas se esse tópico te incomoda, é interessante revisar permissões fornecidas a alguns aplicativos no seu celular e revisar configurações de dados no geral. O TikTok, por exemplo, ativará em 15 de abril a personalização automática de anúncios. É possível reverter essa opção no app.

Via Pocket Now

publicidade

Imagem: Diane39 (iStock)