A Samsung ficou à frente da Apple no ranking das companhias mais respeitadas do mundo, segundo pesquisa de reputação divulgada pela RepTrak, empresa privada de assessoria e pesquisa. Enquanto a marca sul-coreana ficou em 15º, a Maçã sustentou um longínquo 46º lugar. O ranking da RepTrak relaciona 100 grandes empresas do mundo com base em seu nível de confiabilidade e estima no mercado e é realizado desde 2006.
Neste ano, a pontuação média das empresas no ranking de reputação foi de 75,0. A Apple conquistou o 46º posto com uma pontuação de 74,9, descrita pela RepTrak como “forte”. Um pouco mais acima na tabela, Google, Intel e Samsung ocuparam o espaço da 15ª à 17ª posição, respectivamente nesta ordem, todas com 76,4 pontos. No topo da tabela, a companhia dinamarquesa Lego foi considerada a mais respeitada com 76,9 pontos, seguida de Rolex, Ferrari, Bosch e Harley-Davidson.
“Ser relevante era importante em um ano difícil”, diz o relatório da RepTrak, divulgado nesta terça-feira (13/4). “Bens de consumo duráveis e vestuário, tecnologia (hardware e software) e empresas de produtos domésticos lideram o caminho após um ano em que o mundo dependia deles para produtividade, entretenimento, conforto e segurança.”
Além de Samsung, Google e Apple, outras Big Techs citadas na pesquisa de reputação foram a Microsoft e a Amazon. A primeira ficou em nono lugar, com 77,1 pontos, enquanto a segunda ocupou o 92º na lista, com 73,1. Vale observar que a Amazon tem sido criticada nos últimos meses por ajudar a espalhar desinformação sobre vacinas durante a pandemia de Covid-19.
Como funciona o ranking?
O modelo de avaliação RepTrak, como a empresa autobatiza sua metodologia, julga, com base em pesquisas quantitativas e qualitativas, sete dimensões para a reputação de uma marca internacional: produtos/serviços, inovação, cidadania, desempenho, governança, liderança e ambiente de trabalho. No censo recente, foram realizadas 68 577 consultas, de dezembro de 2020 a janeiro de 2021, nas 15 maiores economias do mundo.
De acordo com a RepTrak, todas as empresas listadas na pesquisa têm sua marca avaliada acima de US$ 2 bilhões e um nível de familiaridade com média global acima de 20% em pelo menos oito dos 15 países considerados. Todas as entrevistas foram realizadas online.
Via Apple Insider
Imagem: Ivan Balvan/iStock