Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O Google decidiu encerrar o suporte ao aplicativo Play Filmes em plataformas selecionadas de smart TV. O procedimento já está em andamento, com os usuários desses aparelhos já podendo transferir suas contas no app para o YouTube, que fará a vez da ferramenta em desligamento. A empresa anunciou que, a partir do dia 15 de junho, o Google Play Filmes (nos Estados Unidos, o Play Filmes e TV é encontrado como Google TV para usuários Android) estará fora dos dispositivos Roku, Samsung, LG e Vizio.

Como o app do YouTube está disponível nesses aparelhos, a mudança parece ser simples. Aos usuários, bastará realizar o login com a conta Google na ferramenta e já estarão acessíveis nela os conteúdos adquiridos por meio do Play Filmes. Em alguns países, havia acesso a programas de TV pelo app em encerramento, o que não é o caso do Brasil, onde o conteúdo se limita a filmes.

publicidade

O Google informa que os créditos Play podem ser usados ​​no YouTube para o cliente adquirir conteúdos existentes e que as compras feitas na biblioteca da Play Store podem ser visualizadas no YouTube. O cliente não terá acesso à sua lista de interesses configurada no app que está perdendo suporte, mas poderá configurar outra e terá acesso a todas as suas compras anteriores, podendo navegar, comprar e alugar novos conteúdos neste “novo ambiente”.

Porém, as compras feitas no YouTube não são compatíveis com o compartilhamento familiar, algo limitado às compras feitas no site ou no app Play Filmes. Este detalhe é um dos considerados negativos por alguns usuários que comentaram na postagem oficial do Google.

Desaprovação

Aliás, estão sendo feitas muitas observações interessantes no anúncio da empresa, com boa parte lamentando e criticando a novidade. Houve quem somente apontou que seja algo inconveniente, mas houve quem xingou a situação, pelos filhos tendo acesso ao YouTube para acessarem a biblioteca familiar. Com isso fica prejudicado o controle dos pais, que não querem as crianças navegando pela plataforma de vídeos diversos do Google.

As reclamações não param por aí. Houve comentários na direção de que o encerramento é prejudicial, pois o YouTube não oferece suporte a 5.1 Dolby Digital, como oferece o Google Play Filmes. Outra pessoa se mostrou frustrada por causa da quantidade de anúncios existentes no YouTube (o que pode ser um dos pontos a serem considerados para que o Google optasse por esta mudança agora). No comentário, ela disse ser possível eliminar as propagandas inconvenientes obtendo uma assinatura premium, algo que não fará.

publicidade

O Google, aparentemente, está tentando contornar as insatisfações, pelo menos em parte, entrando em contato por e-mail com alguns usuários para oferecer créditos àqueles afetados pela mudança. Assim, eles poderão realizar a compra de um novo conteúdo pelo YouTube, que tem se tornado uma plataforma bastante robusta. Há pouco tempo, o Google Play Music também foi descontinuado, tendo seus usuários migrados para o YouTube Music.

É importante registrar que o app Play Filmes ainda permanecerá disponível em smartphones, como iPhones, além de Apple TVs e televisores Android, como a HiSense H9G Quantum Series. Entretanto, não é difícil que, em um futuro próximo, o encerramento definitivo do aplicativo aconteça.

Via The Verge e The Next Web

Imagem: Gerd Altmann/Pixabay/CC