Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Quando você faz uma busca no Google, o serviço te mostra bem mais que os resultados de pesquisa. Há como explorar imagens relacionadas, notícias, vídeos e até produtos. Algumas dessas experiências possuem apps para uma experiência mais completa, como o Mapas. A área de compras também possui um aplicativo dedicado — o Shopping — que aparentemente está sendo encerrado.

Com ferramentas mais completas em mercados como os Estados Unidos, a aplicação permitia até finalizar compras em alguns estabelecimentos. Porém, desde a sua atualização mais recente na Play Store, parou de funcionar. Há agora apenas uma mensagem pedindo que o usuário utilize a versão web, igualmente completa. Com ela, o usuário pode pesquisar por produtos em diversas fontes simultaneamente, filtrando resultados por preço, avaliação da loja, e outros.

publicidade

Captura de tela mostrando indisponibilidade do Google Shopping após atualização

Se não está nos planos do Google encerrar definitivamente o Shopping, seria no mínimo curiosa a decisão de atualizar o app, temporariamente, limitando sua experiência a esse redirecionamento. Para o usuário que for sentir falta do serviço, a versão em site oferece as mesmíssimas funções. A diferença crucial entre esses canais de uso se concentra basicamente no fato do aplicativo oferecer uma barra de navegação na região inferior da interface, com atalhos para itens salvos, notificações e carrinho. Na versão web, os recursos são acessíveis através de um menu hambúrguer.

Sendo assim, a melhor — e a partir de agora, talvez a única — forma de utilizar o Google Shopping é através do próprio buscador da empresa. Talvez você já tenha utilizado a ferramenta sem perceber: já notou cards com imagem e preço de produtos aparecendo entre os resultados de uma pesquisa? Pois é, esse recurso faz parte do serviço, que agora está encolhendo.

Via 9 to 5 Google

publicidade

Imagem: Cottonbro (Pexels)