Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Um relatório publicado nesta semana pela App Annie mostra que os brasileiros passaram a usar mais os smartphones durante a pandemia de Covid-19. Os dados indicam que o tempo de tela no Brasil aumentou cerca de 35% nos quatro primeiros meses de 2021, quando comparado ao mesmo período de 2019.

Além do Brasil, o levantamento, que compila apenas dados do Android, compara dados de países como os Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido, Índia, Japão, Alemanha e Coreia para mostrar quais foram os aplicativos e serviços mais utilizados no último ano.

publicidade

De acordo com o estudo, os brasileiros que antes passavam de 4 a 4,2 horas por dia utilizando os smartphones, passaram a utilizar 5 horas. O número nos coloca entre os campeões de tempo de tela no mundo, ficando próximos de países como a Indonésia, com consumo médio de 4,5 a 5h por dia, e a Coreia do Sul, que também tem média de 5h diárias.

Apesar dos números, nenhum destes países superou o aumento gerado pela Índia. O país teve um aumento de 80% e passou de uma média de 2,5 horas diárias em 2019 para 4 horas, em 2020, e quase 5 horas em 2021. Este crescimento também está relacionado com os investimentos no mercado de tecnologia sofridos pelo país nos últimos anos. Atualmente, a Índia batalha para se tornar o próximo grande polo de tecnologia do mundo.

Pesquisa revela que brasileiros passaram a utilizar mais o smartphone durante a pandemia. Divulgação: App Annie

Países que menos utilizam smartphones

O levantamento da App Annie também mostra os países que menos utilizam smartphones no mundo. A predominância está no mercado europeu, com a Alemanha, França e o Reino Unido liderando a lista com média de 2h a 3,5 h por dia. Apesar disso, mesmo entre eles, houve aumento no uso de dispositivos e ambos acrescentaram cerca de 25% no tempo de tela dos últimos anos.

publicidade
Aplicativos mais utilizados

Entre os aplicativos mais utilizados, soluções de mensagens como Telegram e o Signal estão na liderança, seguidos por redes sociais   como o Instagram, TikTok e o MxTaTaka, (versão indiana do TikTok). Além disso, plataformas de streaming como a Twitch e os serviços HBO Max, YouTube e Disney+ também figuraram entre os que mais estiveram nas telas dos usuários.

Leia também aqui no VC:
App Annie: veja a lista de melhores desenvolvedoras de apps de 2021

Via Tech Crunch