Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Clubhouse anunciou nesta terça-feira (06/04) que os usuários agora poderão pagar aos criadores de conteúdo na plataforma. O app se associou ao sistema de pagamentos de compras Stripe para lançar a iniciativa, que terá o nome de Clubhouse Payments.

“Desde os primeiros dias do Clubhouse, construir uma plataforma que ponha o criador em primeiro lugar tem sido um princípio condutor”, explicou a empresa, em uma publicação de blog. “Nosso objetivo é ajudar os criadores a construir comunidade, público e impacto. E como o Clubhouse continua a crescer, é importante alinhar nosso modelo de negócios ao dos criadores, ajudando-os a ganhar dinheiro e prosperar na plataforma.”

publicidade

Já disponível para testes, o Clubhouse Payments funciona de forma simples: basta o usuário, depois de registrar um cartão de débito ou crédito, acessar o perfil do locutor desejado, tocar no botão “Send Money” na parte inferior e escolher a quantia que quer doar. O Clubhouse assegura que o valor investido vai por inteiro aos criadores – o Stripe só cobra uma pequena taxa de processamento.

“Este será o primeiro de muitos recursos que permitirão aos criadores serem pagos diretamente no Clubhouse”, acrescentou a empresa. “Estamos entusiasmados para ver como as pessoas o usam e continuar trabalhando duro para ajudar os incríveis membros da comunidade do Clubhouse a crescer e prosperar.”

Screenshot do app Clubhouse

Clubhouse agora permite aos usuários pagarem criadores de conteúdo; a empresa garante que a doação é 100% para os locutores (Divulgação)

Definindo tendências

O Clubhouse vem despertando frisson no mercado de apps desde o início deste ano, quando abriu ao público a possibilidade de interação com celebridades como Elon Musk, nos EUA, e Boninho e Anitta, no Brasil, entre muitos outros. Em resumo, o app desenvolvido pela empresa Alpha Exploration é uma espécie de hangout por áudio, com salas virtuais – algumas informais, outras financiadas por empresas – que combinam características de podcast e bate-papo informal.

O sucesso do Clubhouse já desperta o alarme para as empresas mais consolidadas na indústria. O LinkedIn tem feito testes com recursos em sua plataforma para rivalizar com o badalado app, e o Facebook segue pelo mesmo caminho, com direito a um layout que é igualzinho ao Clubhouse. Além disso, até mesmo o Spotify quer lançar sua própria versão da ferramenta, segundo depoimento de Daniel Ek, co-fundador da empresa. Até mesmo o Discord, que tem salas de áudio faz um tempão, resolveu criar sua própria solução com moderação e outros recursos, o Stage Channel.

publicidade

Via Techradar

Imagem: Nathana Rebouças/Unsplash/CC