Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Facebook vai permitir que o usuário desligue o algoritmo do feed notícias para exibir os posts de forma cronológica. Essa é uma das mudanças anunciadas pela plataforma para dar mais autonomia a quem usa a rede social e escapar do viés criado pelo algoritmo, o que o Facebook acha que você devia ler.

Na realidade, a função já existia no Facebook, mas ficava escondida em um monte de menus de configurações e poucos usuários sabiam como acessar, com a nova atualização, isso vai ficar bem mais proeminente.

publicidade

Outra mudança que vai ganhar mais destaque é a opção “favoritos”, sempre houve um modo de classificar seus amigos e as páginas que segue como prioridade no feed notícias, apesar disso, o algoritmo do Facebook muitas vezes ignorava. Então em outubro do ano passado veio a opção de selecionar até 30 amigos e páginas para priorizar seu conteúdo ou exibir em um feed separado do principal.

A principal mudança é que agora esses filtros de publicações, que dão mais controle ao usuário, vão ficar em evidência no topo do feed. Você poderá alternar dos “recentes” para os “favoritos” e para a home normal a qualquer momento.

feed notícias do facebook com mudança no algoritmo

Imagem: Divulgação Facebook

Poréns, poréns…

Bom, mas como nada no Facebook é simples, a plataforma informou para o The Verge que as opções de personalizar o algoritmo do feed não vão ficar ali para sempre. Na realidade, se o usuário passar mais de sete dias sem acessar os menus Favoritos e Recentes, eles vão sumir e para reabilitar a função vai ser preciso ir nas configurações. Ou seja, pode ser que muita gente nem perceba que o recurso existe antes dele desaparecer.

Ainda na atualização, o Facebook vai ganhar um recurso que já está presente em seu rival, Twitter. A plataforma vai ter uma opção de restringir quem pode comentar em usas publicações, como limitar para amigos ou apenas pessoas e páginas marcadas.

publicidade

Uma outra novidade é uma mudança na opção “Por que estou vendo isto?”. Para tentar ser mais transparente, a plataforma introduziu a opção em abril do ano passado, para que você consiga ver o motivo de uma determinada publicação aparece no seu feed. Agora isso deve ficar mais completo, mostrando tópicos de temas e locais dos posts que fizeram a rede social acreditar que aquilo era ideal para o seu feed.

feed notícias do facebook com mudança no algoritmo

Imagem: Divulgação Facebook

A atualização que muda o algoritmo, ou da mais controle ao usuário do Facebook no feed notícias, chega nesta quarta-feira (31) para usuários Android. No iOS, a mudança deve acontecer nas próximas semanas. Não está claro se a versão desktop da rede social vai contar com as alterações.

Via The Verge

Imagem: scyther5 (iStock)