A Audi é uma das montadoras de carros que mais gosta de relacionar a sua imagem com tecnologia (quem aí lembra do modelo RSQ – criado para o filme “Eu, Robô”?). Pensando nisto, a versão 2021 do Audi Q4 e-tron traz uma série de recursos inovadores, incluindo uma tela de realidade aumentada no para-brisas do veículo.
A ideia de telas no para-brisas em si não é nenhuma novidade. No Brasil, por exemplo, esportivos considerados mais tradicionais como o Camaro e o Mustang já contam com a tecnologia desde o início dos anos 2010. No entanto, o que difere do utilitário elétrico da Audi é a riqueza de opções oferecidas no recurso.
Enquanto os mais tradicionais investem apenas em replicar elementos do painel, apresentando informações como o velocímetro e níveis da mecânica do carro. O Audi Q4 e-tron abusa da inteligência artificial para criar interações de realidade aumentada em tempo real como o motorista.
A tecnologia chamada pela fabricante de Picture Generation Unit – PGU (unidade de geração de imagem) permite acrescentar informações como dados do GPS, proximidade com outros veículos, alertas de acidentes na pista, sugestões de rotas alternativas e muito mais. O recurso também é capaz de identificar os hábitos do motorista para emitir avisos quando ele estiver disperso. Confira o vídeo de lançamento do modelo publicado pelo canal Auditography, no YouTube:
Integração com smartphones
Na prática, a Audi utilizará a realidade aumentada uma experiência que antes só era vista em filmes e videogames. Os engenheiros comparam a experiência algo próximo a um drone que te acompanha olhando de cima, garantindo que você está no caminho certo.
Além dos recursos, o Audi Q4 e-tron é capaz de integrar a outros sistemas, transportando para a realidade aumentada interfaces do Apple CarPlay ou Android Auto.
O veículo chega no mercado internacional por volta do segundo trimestre de 2021. O preço não foi divulgado. No Brasil, a primeira versão do utilitário elétrico da fabricante alemã chegou custando a partir de R$ 530 mil.
Via pocket-lint