Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden acaba de indicar Tim Wu, o “criador da Neutralidade de Rede”, para atuar no setor de tecnologia e políticas de mercado de seu Conselho Nacional de Economia. Wu, que é professor de Direito na Universidade da Columbia, é conhecido por suas fortes políticas antitruste e considerado um grande crítico das Big Techs.

O novo assistente do governo possui opiniões fortes contra as posturas dos gigantes da tecnologia, que, embora escapem das definições estritas de monopólio, exercem práticas tão anticompetitivas quanto. Wu afirma que é preciso observar se as empresas possuem poder suficiente para colocar os competidores em desvantagem, e regular à partir destes cenários. O professor ainda afirma que “as leis devem sempre priorizar os interesses dos consumidores sobre os das empresas”.

Wu já havia se posicionado publicamente contra empresas adquirirem outras até deterem poder demais para controlar o que acontece no mercado. O professor defendeu que o governo norte-americano deveria ser contra o Facebook adquirir o Instagram e o WhatsApp, e que o grupo deve ser desmembrado.

publicidade

Ao que tudo indica, o governo de Biden continuará com as políticas da era de Trump: ano passado, agentes reguladores processaram a rede de Zuckerberg e a Amazon, e investigaram as ações de outras gigantes como o Google e a Apple.

Neutralidade de rede

A expectativa é de que o crítico das big techs mantenha a promessa de campanha de Biden, que recebe apoio de ativistas locais e da Comissão Europeia a encará-las de frente. A indicação de Wu para o cargo é amplamente apoiada pelos democratas e pelos grupos antitruste, e acreditam que o assistente trabalhará juntamente ao congresso para fortalecer as leis antimonopólio dos Estados Unidos.

Tim Wu também é o criador e defensor do conceito de neutralidade de rede, uma ideia de que a internet deve ser aberta, livre e sem controle das provedoras, das empresas de tecnologia ou do governo. As políticas, adotadas durante a era Obama, foram desfeitas pelo presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC), Ajit Pai, no governo Trump. Com a saída de Ajit no começo do ano, é de se esperar que a presença de Wu seja um passo na direção da volta de uma internet mais livre.

Via The Verge e 9to5Mac

Imagem: New America (Wikimedia Commons)