Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Recentemente, grandes nomes da Big Tech estão passando um aperto para explicar seus modelos de negócio para governos de vários países. A União Europeia planeja criar leis para limitar o poder do Google e Facebook. Enquanto isso, o Reino Unido já anunciou a criação de um órgão antitruste para controlar principalmente as duas empresas da internet.

O Facebook foi multado em US$ 6 milhões por vazar dados de usuários na Coreia do Sul. Parece que o FB vai encarar um processo pesado por práticas anticompetitivas pelo Departamento de Justiça dos EUA, além supostamente usar uma ferramenta que rastreia os usuários pela internet sem consentimento.

publicidade

Agora, uma coalizão de procuradores estaduais americanos planeja abrir um processo contra o Google envolvendo seu mecanismo de busca e como ele afeta injustamente buscadores menores e especializados, como o Yelp, segundo o Wall Street Journal.

Phil Weiser, o procurador-geral do Colorado, que lidera a coalizão, disse que o processo deles pode ser consolidado com o caso do Departamento de Justiça. O foco seria como o Google lucra com anúncios direcionados.

Em um post em seu blog, o Google afirma que o processo do Departamento de Justiça americano é “cheio de falhas, e não vai ajudar em nada os consumidores”.

Parece que a atenção do público está se voltando mesmo para a questão de privacidade de dados dos consumidores envolvendo esses gigantes da tecnologia. E considerando escândalos como o do Cambridge Analytica e como ele pode ter influenciado as eleições americanas de 2016, talvez seja hora de rever o poder do Google e FB na vida dos cidadãos do mundo todo.

publicidade

Via Android Police.