O presidente dos Estados Unidos Joe Biden acaba de indicar Tim Wu, o “criador da Neutralidade de Rede”, para atuar no setor de tecnologia e políticas de mercado de seu Conselho Nacional de Economia. Wu, que é professor de Direito na Universidade da Columbia, é conhecido por suas fortes políticas antitruste e considerado um grande crítico das Big Techs.
Happy to say I'm joining the Biden White House to work on Technology and Competition Policy at the National Economic Council. Putting this twitter feed on hold for now — so long!
— Tim Wu (@superwuster) March 5, 2021
O novo assistente do governo possui opiniões fortes contra as posturas dos gigantes da tecnologia, que, embora escapem das definições estritas de monopólio, exercem práticas tão anticompetitivas quanto. Wu afirma que é preciso observar se as empresas possuem poder suficiente para colocar os competidores em desvantagem, e regular à partir destes cenários. O professor ainda afirma que “as leis devem sempre priorizar os interesses dos consumidores sobre os das empresas”.
Wu já havia se posicionado publicamente contra empresas adquirirem outras até deterem poder demais para controlar o que acontece no mercado. O professor defendeu que o governo norte-americano deveria ser contra o Facebook adquirir o Instagram e o WhatsApp, e que o grupo deve ser desmembrado.
Ao que tudo indica, o governo de Biden continuará com as políticas da era de Trump: ano passado, agentes reguladores processaram a rede de Zuckerberg e a Amazon, e investigaram as ações de outras gigantes como o Google e a Apple.
Neutralidade de rede
A expectativa é de que o crítico das big techs mantenha a promessa de campanha de Biden, que recebe apoio de ativistas locais e da Comissão Europeia a encará-las de frente. A indicação de Wu para o cargo é amplamente apoiada pelos democratas e pelos grupos antitruste, e acreditam que o assistente trabalhará juntamente ao congresso para fortalecer as leis antimonopólio dos Estados Unidos.
Tim Wu também é o criador e defensor do conceito de neutralidade de rede, uma ideia de que a internet deve ser aberta, livre e sem controle das provedoras, das empresas de tecnologia ou do governo. As políticas, adotadas durante a era Obama, foram desfeitas pelo presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC), Ajit Pai, no governo Trump. Com a saída de Ajit no começo do ano, é de se esperar que a presença de Wu seja um passo na direção da volta de uma internet mais livre.
Imagem: New America (Wikimedia Commons)