Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Depois de bater recorde em chamadas de vídeo pelo smartphone na virada do ano, o WhatsApp começou a trabalhar em uma forma de transferir o recurso também para o computador. Nesta quinta-feira, o projeto se tornou realidade, e a novidade foi anunciada na página oficial do aplicativo. “Temos o prazer de anunciar que as chamadas de voz e de vídeo para conversas individuais já estão disponíveis no app do WhatsApp desktop, com segurança e privacidade para todos”, diz o texto.

Para evitar qualquer nova polêmica envolvendo a segurança dos usuários, o WhatsApp fez questão de frisar, no comunicado, que as chamadas de voz ou vídeo “são protegidas com a criptografia de ponta a ponta”. De acordo com os desenvolvedores, isso significa dizer que “o WhatsApp não pode ler nem ouvir as chamadas feitas no seu celular ou no seu computador”.

publicidade

Os desenvolvedores da nova funcionalidade informaram ainda que as janelas abertas nas conversas em vídeo funcionam tanto no modo paisagem quanto retrato e “podem ser dimensionadas de acordo com sua preferência”. Elas são configuradas para ficar sempre em primeiro plano em relação aos outros apps, para que o usuário não corra o risco de perder qualquer ligação.

Passo a passo

Em uma outra página do site oficial, o WhatsApp ensinou o passo a passo para os usuários começarem a usar o recurso de chamadas em áudio e em vídeo pelo computador. E esclareceu que, para isso, o primeiro ponto é justamente fazer o download e instalar o app do WhatsApp para Windows ou Mac. Atenção: a versão WhatsApp Web, que é aberta direta no navegador, não tem os recursos para chamadas.

As chamadas no WhatsApp para o computador são compatíveis com Windows 10 (64-bit) versão 1903 e posterior, além de macOS 10.13 ou superior. Após baixar o app, o usuário deve fazer o login no WhatsApp pelo smartphone e escanear o QR Code. Ao abrir uma conversa com qualquer contato, deverá clicar no ícone de ligação por voz ou por vídeo para usar o recurso.

Antes, no entanto, há alguns pontos que precisarão ser observados: ter uma câmera, alto-falantes e microfone no computador, permitir o acesso aos três e manter o smartphone e o computador conectados à internet. Pronto: agora é só testar e curtir as chamadas em vídeo do WhatsApp no computador. Ah: as chamadas em grupo ainda não estão funcionando,

publicidade