Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Nem todo celular consegue manter o fôlego depois de alguns anos. Por isso, a Samsung está lançando uma ferramenta experimental que permite o overclock do processador. A novidade está disponível na Galaxy Store americana, e deve ser usada com muita sabedoria, já que pode fazer se aparelho esquentar mais que o devido.

O Thermal Guardian faz parte do programa de experimentos Galaxy Labs, um app voltado para usuários que desejam experimentar recursos em primeira mão. Com o módulo da Samsung para overclock instalado, o usuário pode configurar — sem que seja necessário rootear ou promover outro procedimento que invalide a garantia do dispositivo — se permite ganhos ou reduções de até 2°C na temperatura do aparelho. Com essa regulagem feita, o smartphone Galaxy passa a operar com novas velocidades de processamento, podendo promover ganhos ou economias discretas de desempenho.

publicidade

Indisponível na Galaxy Store brasileira, o Thermal Guardian para Galaxy Labs pode beneficiar até mesmo usuários com celulares mais modernos. Ao reduzir a temperatura máxima permitida para o aparelho, o sistema entenderá que precisa conter um pouco o desempenho e consequentemente a velocidade do processador, fazendo assim o caminho contrário do overclock, o que ajuda a prolongar a autonomia de bateria.

Vale lembrar que no Brasil a Samsung adota a linha de chips Exynos para seus tops de linha, e no começo de fevereiro o Galaxy S21 com esse processador passou por um bug de bateria. As variantes com esse chip costumam oferecer autonomia ligeiramente menor, ou seja, poderíamos nos beneficiar bastante com a ferramenta. Em todo caso, é possível contornar a situação parcialmente usando a Bixby para ativar automaticamente modos de economia de energia, por exemplo, quando você está em casa ou quando o aparelho atinge um ponto determinado de carga baixa.

Via Android Authority

publicidade