NotíciasSamsung deve fabricar modems Snapdragon X65 e X62 da Qualcomm

Filipe Salles2 semanas atrás5 min

A Samsung fabricará os recém-anunciados modems 5G Snapdragon X65 e X62 da Qualcomm, segundo o TechRadar. O acordo entre as empresas foi firmado em cerca de US$ 910 milhões. Essa não é a primeira vez que Samsung e Qualcomm fazem esse tipo de acordo. O próprio Snapdragon 888, o mais flagship mais recente da Qualcomm, também é fabricado pela gigante coreana.

Vale mencionar que a Qualcomm não fabrica os seus próprios processadores, trabalhando apenas no desenvolvimento, criação e design de seus Snapdragons. O processo de fabricação e distribuição é feito por empresas terceirizadas. Nesse caso, é a própria Samsung quem fará isso, como fez no Snapdragon 888.

Como assim, a Samsung fabricando chips da Qualcomm?

A Samsung é mundialmente conhecido por seus aparelhos eletrônicos, em especial smartphones como a linha Galaxy S21. Apesar desse ser de fato o principal mercado da companhia, está longe de ser o único. Além de aparelhos de celular e para a casa, a Samsung também atua na fabricação de processadores e semicondutores, por meio de sua Foundry Division, que está recebendo investimentos pesados para montagem de uma nova fábrica de chips nos Estados Unidos.

Isso significa que, além de disponibilizar seus smartphones no mercado, a Samsung também é contratada por empresas de tecnologia para a fabricação de chips, como a própria Qualcomm. Por mais que seja comum esperar que a Qualcomm vá vender processadores para a Samsung, na verdade, o que acontece em alguns mercados é que a própria Samsung é contratada para fabricar os processadores que, mais tarde, poderão ser comprados por ela para equipar seus celulares.

Ou seja, você não leu a notícia errado. É perfeitamente possível que a Samsung venda para a Qualcomm e, depois, acabe comprando o produto final que ela mesmo fabricou.

Claro que isso não significa que a Samsung simplesmente compra tudo o que ela mesmo fabricou da Qualcomm, mas apenas uma parcela do lote todo. Afinal, o Snapdragon é uma das linhas de chips Qualcomm mais utilizadas por fabricantes de celulares. Entre os consumidores do Snapdragon 888 estão rivais chinesas da Samsung, como Xiaomi, Meizu e Vivo.

Quando os modems 5G Snapdragon X65 e X62 serão lançados?

A próxima linha de modems 5G da Qualcomm que deve ser fabricada pela Samsung está prevista para o fim de 2021. O X65 será o primeiro processador 5G fabricado em 4nm. Isso pode significar uma velocidade cem vezes maior na transferência de dados em relação aos chips com modem LTE.