Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A OnePlus, única empresa que registrou crescimento em vendas nos Estados Unidos em 2020, quer esconder a câmera de selfie na borda do celular. O site holandês LetsGoDigital descobriu um pedido de patente da fabricante chinesa, que apresenta uma solução inovadora: a de abrigar a lente debaixo de uma placa transparente na moldura superior e, com isso, liberar completamente o espaço de tela para o usuário.

De acordo com o pessoal lá da Holanda, o pedido foi feito na WIPO (World Intellectual Property Oficce – Escritório Mundial de Propriedade Intelectual) em meados de 2020, mas a documentação completa, com 23 páginas detalhando o projeto da câmera escondida na borda do celular da OnePlus, foi lançado apenas na quinta-feira passada (04/02). Essa nova informação descarta a presença da inovação na linha OnePlus 9, que está prestes a ser lançada e, conforme mostraram as imagens já vazadas, não há como ter a futura tecnologia incorporada.

publicidade
Vantagens e desvantagens

A OnePlus estaria apostando não apenas na inovação do formato, mas também na contenção de gastos ao desenvolver um celular com a câmera na borda. O custo de uma tela sem o tradicional recorte para abrigar uma câmera de selfie é menor do que o da que precisa ser perfurada. Esse é um ponto positivo para o projeto. O segundo argumento a favor é de que os usuários também preferem uma câmera fixa, disponível a todo o momento, mas que não prejudique o espaço de tela do celular, algo que o posicionamento dela na borda do aparelho daria a eles.

Patente mostra câmera na borda do celular que pode ser criada pela OnePlus

LetsGoDigital

Nem tudo é positivo na avaliação do projeto que ainda está no papel. A instalação de uma câmera na borda superior do celular, fora da tela, vai exigir alguns esforços extras por parte da OnePlus ou de outras empresas que se mostrarem interessadas em desenvolver projetos semelhantes. Como o orifício para abrigar a câmera acima da tela, na borda do celular, precisaria ser muito pequeno, a lente dela, obrigatoriamente, também teria de ser reduzida. E é aí que está o problema.

Pete Lau, CEO da OnePlus, prometeu no início do ano que transformaria a empresa em referência no segmento de fotos para celular. Recentemente, avançou em sua promessa ao fechar parceria com a Hasselblad, empresa líder do setor e que fornecerá as lentes para o OnePlus 9. O problema é que, no caso do celular com a câmera na borda, a lente, praticamente invisível, dificilmente conseguiria tirar fotos de boa qualidade. Os recentes lançamentos com câmeras cada vez maiores na traseira, e com mais resolução, comprovam que, quanto maior a lente, normalmente melhor a qualidade da foto.

Via TechRadar

publicidade

Imagem: Razvan B/Flickr