AplicativosDicasComo traduzir conversas em tempo real com Google Assistente?

Filipe Salles2 semanas atrás5 min

Se você tem alguma videochamada importante no seu trabalho ou pretende viajar para fora do país quando a pandemia passar, pode ser que tenha alguma dificuldade com o idioma de destino. Não precisa se desesperar, já que o Google Assistente é capaz de traduzir conversas em tempo real.

O melhor de tudo é que a funcionalidade é bem simples de usar, bastando dar alguns comandos para que ele entre em “modo intérprete”. Vale lembrar também que o Google Assistente está disponível tanto no Android quanto no iPhone.

Como fazer o Google Assistente traduzir conversas em tempo real?

Para começar, você pode tanto abrir o aplicativo no seu celular ou dizer “Ok Google” para que ele comece a receber comandos. Alternativamente, toque no ícone de microfone.

Agora, diga a ele “seja meu intérprete”. Em seguida, escolha qual o idioma que você fala. Depois, para qual idioma deseja traduzir em tempo real.

Toque no microfone e comece a falar para que o Google Assistente possa traduzir as conversas em tempo real. A partir daqui, o programa irá fazer a tradução de tudo o que você falar.

Além de traduzir em tempo real, você pode pedir apenas para que a tradução apareça por escrito na tela do seu celular. Basta escolher a opção “Teclado” na barra inferior central do aplicativo.

Quando terminar a conversa, basta dizer “pare de traduzir” que o Google Assistente voltará ao estado inicial.

Como evitar erros na tradução

Um dos principais problemas quando falamos em aplicações de inteligência artificial é que algumas vezes elas não são tão inteligentes assim. Ou seja, ela não irá entender um comando, mesmo que pareça muito simples.

Isso pode acontecer ao tentar transformar seu Google Assistente em um tradutor em tempo real. Por isso, procure usar as palavras certas que mencionamos ao longo do artigo. Além disso, é importante entender que ainda existe um pequeno atraso entre o que você falar e a tradução.

Por outro lado, é bem mais conveniente usar um tradutor em tempo real lento do que apelar para as famosas mímicas.

Antes de encerrar, uma dica interessante: aparelhos smart que usam o Google Assistente como base (como o próprio Google Nest) também podem traduzir conversas em tempo real. Vale notar também que o aplicativo do Google não é o único a contar com essa função: a Alexa da Amazon também conta com tradução em tempo real.

Imagem: Kaufdex / Pixabay