Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Apple registrou patente para um controle remoto que permite manipular diversos dispositivos smart em uma casa. Trata-se de um modelo para a Apple TV em que o usuário pode selecionar o aparelho desejado em sua casa conectada sem auxílio de botões ou afins, apenas gesticulando o dispositivo na direção do objeto, sem ter que selecionar ele em uma lista.

A patente de número 10.912.136 foi aprovada nesta terça-feira (02/02), mas foi registrada originalmente quase dois anos atrás. Ela é intitulada “Controlling electronic devices based on wireless ranging” (Controlando dispositivos eletrônicos com base em alcance sem fio). Como já explícito no título, seu funcionamento se daria por tecnologia wireless para determinar a distância entre o controle da Apple TV e os dispositivos smart próximos.

publicidade

De acordo com o documento, o sistema iria utilizar características de transmissão wireless e computação para calcular o raio de ação, bem como métodos de detecção alternativos como tecnologia ultrassônica. Esse sinal seria orientado por um giroscópio, bússola ou acelerômetro. Mas, o mais interessante de tudo é mesmo poder escolher qual acessório será controlado simplesmente ao apontar o controle para ele, como citamos no começo do post.

A Apple sugere que o controle pode ser usado para manipular diversos objetos, desde computadores a eletrodomésticos e automações disponíveis em casas conectadas. Além disso, ele também pode se aproveitar de objetos não-controláveis na sala para manipular itens externos – por exemplo, um termostato em um ambiente fora da casa.

Controle remoto "universal" para Apple TV

Controle da Apple TV funcionaria por gestos, tanto para iniciar um dispositivo específico como preferência no uso (Reprodução/Escrito´rio de Marcas e Patentes dos EUA)

Histórico

Como sempre, quando falamos de patentes, não existe nenhuma garantia de que a empresa de Cupertino vá lançar um controle específico para Apple TV e casas conectadas com dispositivos smart, ou mesmo esteja perto disso. Ao longo dos anos, a empresa tem cadastrado novas patentes e projetos no Escritório de Patentes e Marcas dos EUA, descrevendo ideias como esse controle remoto universal que escolhe qual aparelho irá comandar por gestos, mas elas nem sempre se tornam produtos reais.

Em 2012, por exemplo, a Apple registrou um gerenciador multidispositivos com tela touch-screen. Já um ano depois, uma patente descrevia um dispositivo para iPhone em que seria possível “salvar e restaurar cenas em um sistema multimídia”.

publicidade

Via Apple Insider

Imagem: Irina Meshcheryakova/iStock