Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Após implementar uma função que permite prever a intenção do usuário, a Amazon anunciou hoje mais uma nova função a sua assistente. Uma que parece particularmente sci-fi: agora, a Alexa é capaz de traduzir conversas entre duas pessoas de línguas diferentes.

Chamada de “tradução ao vivo”, a nova funcionalidade utiliza uma série de recursos, incluindo o Amazon translate, para captar a conversa, identificar o idioma, traduzir e emitir o que foi dito para a outra pessoa, além, óbvio, de todo o processo inverso. Funciona com pares de línguas e aceita Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Português do Brasil e Hindi. Mas, o recurso, por enquanto, só está disponível para os EUA.

publicidade
Intérprete pessoal

Utilizando um sistema de reconhecimento automático de fala (ASR na sigla em inglês), a Alexa é capaz de captar o que uma das pessoas está falando e identificar sua língua. Em seguida, o recurso Amazon Translate é acionado gerando um texto com a tradução do que foi dito. Por último, com sistema de texto-para-fala, a assistente emite a tradução por voz. Quase como uma verdadeira intérprete.

Imagem da Alexa traduzindo uma conversa

Imagem da Alexa traduzindo uma conversa em dois idiomas (Fonte: Divulgação/Amazon)

A ferramenta “ponto final”, já inclusa na Alexa para reconhecer pedidos do usuário, foi melhorada para. Esse recurso é capaz de identificar diferentes tipos de pausa na fala a fim de captar quando o emissor realmente finalizou o que precisava dizer. Além disso, a assistente também mostra na tela a tradução da conversa para que os falantes possam acompanhar o que está sendo dito.

Como o idioma Português do Brasil está entre a lista dos primeiros reconhecidos pelo produto, é provável que a Alexa possa traduzir conversas por aqui em breve.

Via XDA Developers

publicidade

Foto: Nicolas J Leclerq/Unsplash/CC