Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Conforme pedidos de patentes acessados recentemente, as telas de futuros dispositivos da fabricante poderão ter camadas diferentes, cada qual com sua finalidade. E, nelas, os aparelhos da Apple poderão apresentar telas com funções de identificação digital e antena.

Para o recurso de identificador digital, o aparelho Apple teria na tela um display com três camadas: uma emitindo luz, a segunda seria ótica e uma terceira realizando filtragem FOV (field of view – ou campo de visão). Finalmente, um sensor de imagem pixelizada completaria o conjunto para a tarefa.

publicidade

ilustração inserida na patente do touch id

Com relação à antena na tela, um segundo pedido de patente da Apple apresenta a possibilidade de desenvolvimento de um módulo frontal de rádio incorporado em uma tela. Esse recurso é descrito como sendo uma antena híbrida transparente integrada ao display, capaz de receber e emitir sinais de radiofrequência. Ela cumpriria a função de conexão com diversos tipos de redes wireless, desde Wi-Fi a Bluetooth.

ilustração existente na patente da antena

Desafios e benefícios

Existem desafios importantes a serem considerados. Por exemplo, o tamanho de sensores para telas muito grandes. Quanto maiores, mais caros são esses dispositivos. A capacidade de emissão e recepção de sinais para a antena e de luz para o identificador digital conforme a quantidade de camadas na tela também exige atenção especial dos desenvolvedores da Apple.

publicidade

Por outro lado, benefícios como usar a tela como uma antena resulta numa área maior para captação e emissão de sinais, logo, de uma conexão melhor de aparelhos Apple. E sendo a tela também identificador de digital, uma área maior para leitura digital, e em vários ângulos, pode ser um recurso bem interessante. Sem contar que, com o uso cada vez mais frequente de máscaras, o reconhecimento facial acaba sendo inviável em muitos momentos.

Essas funções de identificação de digital e antena nas telas poderão estar disponíveis a diversos tipos de aparelhos da Apple, desde smartphones e tablets a gadgets como smartwatches. Com o aumento de aplicações e funcionalidades que precisam ser mostradas, telas mais ativas e com molduras cada vez menores ou até mesmo sem moldura estão sempre sendo pensadas pelos desenvolvedores da empresa.

Via Apple Insider