Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Qualcomm, fabricante de chips para celular e fornecedora de soluções Wi-Fi, lançou quatro plataformas com suporte para redes Wi-Fi 6 e a próxima geração Wi-Fi 6E.

Essas plataformas foram projetadas para oferecer velocidade da ordem de gigabits por segundo, sem fio, para residências. Dessa forma, aumenta-se em muito a velocidade do Wi-Fi atual e também o número de dispositivos conectados sem perda de desempenho.

publicidade
Expansão fácil

Além dessa velocidade superior, os chipsets das plataformas também tem suporte à rede Mesh, que trabalha com três roteadores ou mais para ampliar o sinal no ambiente.

Com essa capacidade, os produtos mais potentes end são os modelos Immersive Home 318 e Immersive Home 316, ambos com tri-band Wi-Fi 6 e Wi-FI 6E. E ter um roteador tri-band significa que os usuários podem conectar dispositivos IoT (Internet das Coisas) e economizar a banda de 6 GHz para backhaul. O backhaul é uma camada da rede que faz a interligação e distribuição do sinal entre os dispositivos conectados.

Esses dispositivos incluem, por exemplo, óculos de realidade virtual ou realidade aumentada, smartphones, fones e outros gadgets. Mas, a principal diferença entre a plataforma 318 e a 316 é que a 318 suporta taxa de transferência total de 8 Gbps (4×4 – 4 antenas receptoras e 4 transmissoras, todas internas) e a plataforma 316 tem 5,4 Gbps de transferência de dados e antenas 2×2.

As outras duas plataformas são a Immersive Home 216 e a 214. Essas suportam bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, com a 216 usando antenas 4×4 na banda de 5 GHz e a 214, 2×2 em ambas as bandas.

publicidade
Qualcomm redes wi-fi

Os dois chipsets Immersive Home Série 310 são os mais interessantes, pois são os que usam o novo padrão tri-band Wi-Fi 6E com 6 Ghz

Quantidade de antenas ajuda no alcance

Uma configuração de antena 4×4 se traduz em um alcance melhor e conectividade mais rápida. Porém, ambas as soluções são voltadas para permitir uma categoria mais acessível de roteadores mesh com Wi-Fi 6.

Vale explicar que ter um canal livre de 6 GHz se traduz em velocidades de Wi-Fi muito mais rápidas. E também com menor latência, o que leva a uma experiência de navegação muito mais fluida. Além disso, pode-se ter mais dispositivos conectados sem perder velocidade. Na prática, mais pessoas podem ficar conectadas sem problemas de lentidão na rede.

Essas plataformas da Qualcomm têm dimensões pequenas, o que significa que a rede doméstica fica com visual mais agradável e menos intrusiva no ambiente.

Via: Wifinowglobal e Forbes