Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O empreendedor norte-americano Mark Cuban vai lançar o app de áudio e podcasts Fireside, que promete facilitar transmitir ao vivo, gravar e monetizar conversas para criadores de conteúdo em áudio. O aplicativo também contará com ferramentas analíticas para que os podcasters (e criadores de conteúdo em áudio) saibam quais conteúdos chamam mais atenção.

Publicidade

Como diferencial para outros apps de áudio, aparentemente é a opção de gravar conversas nativamente, algo que outros aplicativos de áudio, como o Clubhouse, por exemplo, não oferecem. Dito isso, é claro que Cuban está de olho no sucesso recente desse app, e nada melhor para um grande investidor como ele do que oferecer uma opção similar para o mercado.

Mark Cuban, que também é dono do time de basquete Dallas Mavericks, ficou famoso (e muito rico) em 1999, quando vendeu sua companhia de rádio por internet Broadcast.com para o Yahoo por US$ 5,7 bilhões.

“Próximo império de mídia”

O app de áudio Fireside é uma parceria entre Cuban e Falon Fatemi, cofundadora do serviço de atendimento ao cliente baseado em inteligência artificial Node. Segundo um e-mail para criadores, visto pelo The Verge, Fatemi dizia: “Hoje damos adeus para as limitações de plataformas de mídia atuais criadas por diálogos unilaterais, falta de interatividade e ferramentas analíticas inexistentes”.

Além disso, Fatemi também escreveu que o Fireside vai “empoderar criadores pelo que eles têm a dizer (não quão alto gritam), e vamos dar o alcance que as ideias deles precisam para transformar uma única conversa na semente do próximo império de mídia”. Uma fonte anônima da companhia disse que o Fireside está oferecendo acordos e maneiras de monetizar conteúdo para criadores de podcast estabelecidos escolhidos a dedo, e que o app deve ser lançado ainda este ano.

Em postagens de anúncios de vagas da companhia, agora deletadas, o Fireside afirmava que as redes sociais criaram “câmaras de eco antagônicas, com meios de comunicação que só promovem uma cultura de ultraje e modelos de negócio que incentivam a propagação de desinformação”. O app de Cuban, por outro lado, quer incentivar “discurso civilizado inteligente, experiências compartilhadas e relacionamentos virtuais genuínos”, e “promover impacto social significativo”.

O mercado de plataformas de podcast é muito competitivo atualmente. Com gigantes da Big Tech, como Spotify, Apple, Amazon e Twitter,investindo pesado na área, o Fireside terá que trabalhar pesado para garantir seu lugar.

Imagem: Macb3t / Pixabay