Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Hoje em dia, uma das perguntas que os usuários mais fazem é qual mensageiro usar, Telegram ou WhatsApp? É claro que o WhatsApp ainda tem uma enorme força no mercado, mas acabou perdendo um monte de usuários para outras plataformas por conta de uma desastrada atualização da política de privacidade. Isso fez com que o Telegram, até então mais desconhecido, entrasse no páreo.

O fato é: ao longo dos anos, os apps de mensagens (ou mensageiros, se você preferir) ganharam novos recursos para tentar oferecer uma experiência mais completa na troca de mensagens entre os usuários.

publicidade

Portanto, existem algumas perguntas que devem ser feitas para escolher qual deles usar. Quer saber quais? Leia!

Imagem de uma mulher com símbolo do WhatsApp no rosto

1 – Qual mensageiro é melhor para manusear os contatos?

Neste caso, o Telegram. Enquanto o WhatsApp acessa os contatos através do telefone móvel, o Telegram usa somente o nome do usuário.  Isso quer dizer que, para conversar com uma pessoa através dele, não é necessário ter o número de telefone dela. Já sobre os grupos, ambos permitem que eles sejam criados.

2 – Quem se sai melhor no quesito multimídia?

Sem dúvidas, o WhatsApp.  Isso porque o mensageiro oferece chamadas em vídeo, o que, em tempos de pandemia, é praticamente um item de sobrevivência. O Telegram não oferece nenhum recurso do tipo, mas possui os mesmos recursos de envio de fotos, localização, vídeos e áudios. Portanto, se você não resiste a uma chamada de vídeo, fique com o WhatsApp.

publicidade
3 – Qual deles é mais seguro?

Os dois. Embora haja muitas especulações a respeito da falta de segurança do WhatsApp, que recentemente teve problema de contas clonadas, ambos mensageiros são protegidos pela criptografia. A diferença é que o WhatsApp oferece a segurança através de uma criptografia de ponta a ponta. Ou seja, a mensagem só vai ser lida entre remetente e destinatário, sem passar por intermediários.

Já o Telegram utiliza um sistema em que as mensagens passam por um servidor, o que significa que há uma criptografia que liga a mensagem ao usuário. A pergunta é: mas se a mensagem for decodificada durante este caminho? Por isso o app tratou de criar o chat secreto, que também oferece a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp.

4 – Qual é mais difundido?

Sem dúvida, é o WhatsApp. No mundo todo, o aplicativo possui cerca de 1,5 bilhões de usuários. Já o Telegram tem 400 milhões. No Brasil, é mais fácil encontrar seus amigos no WhatsApp. Porém, o Telegram vem crescendo a cada dia.

5 – Qual oferece o melhor custo?

O Telegram não cobra nada e funciona baseado em doações de usuários e, segundo seus fundadores, será mantido assim para sempre. Já o WhatsApp, que inicialmente era cobrado por download para usuários de iOS, se tornou gratuito em todas as plataformas e passou a cobrar US$ 0,99 por ano por usuário após o período de degustação da plataforma. Depois da sua venda para o Facebook, Mark Zuckerberg tratou de enfatizar que nada mudará no serviço, garantindo que não oferecerá anúncios nem passará a cobrar mais.

Agora, dá para escolher qual o mensageiro que vai utilizar! Ou, então, na dúvida, baixe os dois. Ainda quer algumas outras opções? Então é só clicar aqui.

Imagem: Raw.pixel.com (Freepik)