AplicativosNotíciasConheça o Viber, opção ao WhatsApp que faz sucesso fora do mundo ocidental

Lucas Soares4 semanas atrás11 min

Com a nova política de privacidade do WhatsApp, que compartilha todos os dados com o Facebook, muitos usuários estão procurando alternativas ao serviço de mensagens, uma delas é o Viber, que muita gente esqueceu de sua existência, mas ele continua recebendo atualizações e novas funcionalidades.

O aplicativo não é novo: o Viber foi lançado em 2010 e está presente desde os primórdios do Android e inicialmente se destacava como um serviço para ligações grátis. Da mesma forma que o WhatsApp se apresentava como uma forma de “mandar SMS sem pagar” (lembra de quando chamavam de “torpedo” e custava 33 centavos mais impostos?).

Meio Zap, meio Telegram

Enquanto um decolou e virou um dos aplicativos mais populares do mundo, o outro acabou ficando bastante nichado no Brasil e foi perdendo ainda mais espaço conforme as funções de ligações foram sendo incorporadas no app de Mark Zuckerberg. Apesar disso, o serviço faz sucesso em alguns lugares do mundo e está sempre se mantendo atualizado. Lembrando que o Viber pertence a Rakuten, companhia gigante japonesa, país onde o app faz um certo sucesso.

Não é apenas o logo dos apps que são parecidos, Viber possui recursos bem semelhantes com o WhatsApp, nele é possível enviar mensagens, fazer ligações, videochamadas e chamadas em grupo. Um diferencial é o recurso de comunidades, onde é possível criar um grupo público para falar sobre temas específicos, como futebol ou culinária (ou política). De certa, forma a função se assemelha aos grupos do Telegram.

Conheça Viber, opção ao WhatsApp que faz sucesso fora do mundo ocidental
Imagem: Divulgação Viber

Mas aqui ainda o modelo de comunidades também é muito usado como um feed de notícias por alguns jornais do mundo. Aqui no Brasil, isso ainda não foi visto.

Na parte de privacidade, o Viber possui alguns recursos interessantes. Além da verificação de duas etapas e da criptografia de ponta a ponta, o app ainda permite criar mensagens que são apagadas após um tempo pré-determinado ou ocultar seu número em novas comunidades.

Ainda dá parar criar chats ocultos, que não ficam visíveis na interface do aplicativo e só podem ser acessados com uma senha. A plataforma diz que isso pode ser usado para criar festas surpresas sem correr risco das conversas serem vistas acidentalmente, certamente foi com essa intenção que o recurso foi criado.

Conheça Viber, opção ao WhatsApp que faz sucesso fora do mundo ocidental
Imagem: Vida Celular

Ao contrário de outros apps, o Viber não depende de um nome e de uma senha para começar a ser usado. Pois, assim como o WhatsApp, ele usa seu número de telefone para criar seu usuário e encontrar os contatos salvos em seu aparelho.

Ainda entre as novidades, o Viber possui uma aba para anotações, um criador de gifs e uma loja para encontrar figurinhas, que ficam catalogadas de forma mais fácil do que no WhatsApp.

Conheça Viber, opção ao WhatsApp que faz sucesso fora do mundo ocidental
Imagem: Vida Celular

Um dos recurso mais curiosos do Viber é o Viber Out, que permite você ligar para pessoas que não possuem o aplicativo. Basicamente, se tiver saldo no serviço (sim esse modelo é pago) você pode usar sua conexão com a internet para telefonar para contatos que não vão gastar internet para receber a ligação. Função que não existe no WhatsApp, mas que já foi vista no Skype, por exemplo.

Conheça Viber, opção ao WhatsApp que faz sucesso fora do mundo ocidental
Imagem: Vida Celular
Como usar?

Assim que baixar o aplicativo, vai aparecer uma caixa onde você deve colocar seu número de telefone. Depois que digitar uma mensagem SMS com um código de confirmação vai chegar em seu aparelho. Digite o código na aba que aparecer e pronto, você já pode iniciar suas conversas.

A aba inicial é semelhante a do WhatsApp, mas aqui ela vai estar sem conversas, já que você ainda não enviou mensagens no serviço. A única coisa que aparece aqui é a opção convidar amigos. Importante pois o app ainda não é muito difundido por aqui e você pode precisar trazer amigos para ter com quem conversar.

Ao arrastar para o lado ou clicar no segundo ícone (em forma de telefone) na parte inferior da tela você acessa a aba de ligações. Aqui todos os seus contatos aparecem, mas para você ligar para alguém que não usa o app é necessário o Viber Out.

Ao arrastar a tela para o lado mais uma vez você encontrar a terceira e última aba, chamada de Mais. Onde é possível abrir notas, acessar as configurações, a loja de figurinhas e etc.

Para ver quais contatos seus já possuem o Viber clique no pequeno ícone circular em forma de um balão de fala que fica flutuando no canto direito da tela. Ali dá para mandar mensagens para qualquer pessoa que use o serviço.

Você pode instalar o aplicativo mobile Viber para iOS ou Android, ou o aplicativo de desktop para Windows, Mac ou Linux.