Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

2021 pode ser uma má notícia para o Facebook. Não vai faltar gente tentando sair do WhatsApp. A atualização do que força o compartilhamento de dados com Facebook a partir de 8 de fevereiro levou gente como Elon Musk a promover a ideia de abandonar o app pela concorrência. O Facebook respondeu dizendo que inicialmente a nova política de privacidade só vai valer em contas comerciais.

Você pode aceitar a explicação do Facebook ou pode ver o WhatsApp como uma ameaça à sua privacidade. Mas a maior barreira à adoção de outros apps não é gostar deles ou detestar o WhatsApp. É a de ter outra pessoa com quem conversar. De nada adianta você adotar o Signal se sua empresa continua com o velho Zap. E não vai ser fácil convencer 2 bilhões de usuários no mundo inteiro.

publicidade

Mas opção não falta. Estas são algumas das ferramentas mais usadas por profissionais para quem pode e quer ser pioneiro.

Telegram

Com cerca de 500 milhões de usuários ativos, o app russo Telegram funciona em vários dispositivos móveis e no desktop tem a vantagem de sequer necessitar que o celular esteja conectado à internet para funcionar. É gratuito e não contém nenhum tipo de anúncio (por enquanto), tem funcionalidades educativas e mais de 20 mil stickers e GIFs. Nele, o usuário tem variedade de  opções incluindo pastas e armazenamento na nuvem e grupos com até 200 mil pessoas, os bate-papos são criptografados entre outras funcionalidades. Por enquanto é possível realizar videochamadas com apenas um contato por vez.

Segundo o fundador e CEO do Telegram Pavel Durov, todos os recursos que atualmente são gratuitos permanecerão gratuitos mas serão adicionados novos recursos pagos para empresas e usuários mais avançados.

Signal

A plataforma que recentemente deu o que falar, usa o mesmo protocolo de criptografia de ponta a ponta do WhatsApp com mensagens e chamadas sempre privadas. Permite chamadas de voz e vídeo com até cinco pessoas, recursos de emojis e stickers. Igualmente ao WhatsApp, os usuários do aplicativo se registram usando o número de telefone celular. Disponível para Android, iOS e desktop, pode ser baixado gratuito na Play Store e App Store. Além de ter a vantagem de ser leve e rodar bem em telefones Android de modelos mais antigos.

publicidade

Montagem Signal - Credito Zirlene Lemos

O Signal, a opção de Musk para sair do WhatsApp, é um projeto de código aberto financiado por meio de prêmios e doações e administrado por uma organização sem fins lucrativos. Seu fundador Moxie Marlinspike é defensor das mensagens com foco na privacidade e se comprometeu a nunca vender dados dos usuários ou exibir anúncios dentro do serviço.  Não permite backup na nuvem mas permite criptografar dados e fazer o backup nos servidores da empresa para poder restaurá-los em outro dispositivo.

Viber

É um mensageiro gratuito que não precisa de nome de usuário ou informações de login. Para quem quer sair do WhatsApp da forma mais semelhante ao original, é possível usar apenas inserindo o número de telefone. O app está disponível para Windows, Mac, Linux, Android, iOS, Windows Phone, Blackberry e Symbian

Possui mais de 800 milhões de usuários e permite enviar textos, compartilhar  fotos e vídeos, emojis, adesivos, enviar arquivos e participar de grupos com até 250 pessoas. Pertence ao Rakuten Group, importante empresa de e-commerce e serviços financeiros. Todas as funcionalidades do app são livres de custos e não requerem qualquer compra adicional.

RCS

Rich Communication Services é basicamente o sucessor do SMS e está disponível nas 4 operadoras do país. Naturalmente assim como o SMS, as mensagens são cobradas de acordo com o envio e varia de operadora para operadora.  Conta com uma base ativa relevante com alguns  milhões de  usuários. Bastante semelhante ao WhatsApp permite trocar imagens, áudios, vídeos e arquivos, além de conversas em grupo, chamadas de voz e vídeo sobre IP e compartilhamento de localização. Uma desvantagem do RCS é que a Apple ainda não demonstrou nenhum interesse no serviço.

RCS Imagem de divulgacao Google

RBM

Rich Business Messaging muito semelhante ao RCS é uma plataforma de mensagens de negócios que permite criar mensagens com identidade visual da marca ou da empresa, enviar arquivos multimídia e GIFs. Também oferece recursos como relatórios de envio e leitura. O serviço é oferecido comercialmente pelas operadoras de telefonia celular através da cobrança por mensagem avulsa e por sessão de até 24 horas.

Hangouts

É um aplicativo de mensagens do Google que está disponível nos apps para Android e iOS e funciona em Mac OS X, Windows, Chrome, Ubuntu e Linux. Roda em um desses navegadores: Google Chrome, Microsoft Edge, Firefox, Safari (acima do 13) e Microsoft Internet Explorer 11.

Permite enviar mensagens, fazer chamada telefônica ou iniciar videochamadas. Pode ser usado para conversas com até 150 pessoas já as videochamadas podem ter até 25 pessoas dependendo do plano. No Hangout Meet as reuniões suportam até 250 participantes, porém o modelo gratuito, disponibilizado durante a pandemia suporta 100 pessoas. Assim como o Viber há possibilidade de fazer chamadas para outros países sem custo.

Enfim, sair do WhatsApp ou ficar nele não é por falta de opção.

Via Android Central