AndroidNotíciasOppo registra patente de câmera pop-up por prismas

Paulo Amaral3 semanas atrás6 min

Depois de surpreender o mercado de smartphones em 2018, com o Find X e sua câmera pop-up periscópio, e de adotar o estilo “barbatana de tubarão na série Reno em 2019, a Oppo, agora, está trabalhando em um sistema de câmeras pop-up dupla face que pode vir a equipar seus flagships no futuro.

A descoberta é do LetsGoDigital, através do WIPO (World Intellectual Property Office, “Escritório Mundial de Propriedade Intelectual”). De acordo com a patente registrada pela fabricante em outubro do ano passado, o sistema de câmera pop-up seria bem diferente dos que vêm sendo trabalhados por concorrentes como Vivo e Xiaomi.

Na verdade, não contaria com nenhum sensor de câmera instalado na caixa pop-up. Os sensores ficariam no corpo do telefone, mas apontados para cima, em direção ao mecanismo móvel do smartphone.

Como funciona?

Oppo está trabalhando em uma câmera pop-up diferente, segundo patente descoberta pelo LetsGoDigital

A ideia da Oppo para a câmera inovadora é a seguinte: o módulo seria composto por dois prismas, um acima de cada sensor, para refletir a imagem, e capazes de apontar para frente ou para trás. Com isso, seria possível ao usuário utilizar a mesma câmera tanto para selfies e chamadas de vídeo quanto para a captação de imagens da maneira padrão. A patente registrada pela Oppo também cita um botão lateral, que seria utilizado para alternar entre os modos selfie e padrão, quando necessário, além da possibilidade de captação de fotos em 360 graus.

De acordo com as informações patenteadas pela Oppo, o risco de quebra da câmera pop-up é pequeno. Como é o sistema reflexivo que se move para cima e para baixo, as câmeras, propriamente ditas, ficam imóveis e isso, teoricamente, aumentaria a durabilidade delas. As informações divulgadas nesta quarta (03/02) também adiantaram que, quando nenhuma das câmeras está em uso, o sistema é armazenado na caixa. A parte superior é arredondada, para que se encaixe perfeitamente na moldura também arredondada.

Oppo está trabalhando em uma câmera pop-up diferente, segundo patente descoberta pelo LetsGoDigital

A patente registrada pela Oppo não é garantia de que o inovador sistema com a câmera pop-up dupla face seja adotado tão cedo pela fabricante chinesa, que está em vias de colocar no mercado o Find X3, que você já conheceu em detalhes, e o Reno 6, previsto para chegar ainda em 2021. Como a Oppo já inovou nesse segmento em outras oportunidades, no entanto, não seria exagero pensar em ver em breve imagens reais, e não apenas nas renderizações de Jermaine Smit (Concept Creator), como ficará um flagship com essa novidade.

Imagens: Jermaine Smit/LetsGoDigital

Via Android Authority