Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google já bloqueou seus serviços em aparelhos da Xiaomi lançados na China há algum tempo. Ainda sim, aparelhos comprados lá podiam usar os recursos em outros países ou com a ajuda de uma VPN.

Agora, uma nova atualização da interface MIUI impede os aparelhos de instalarem o GMS (Google Mobile Services). A chinesa informou que todos os modelos que não contam com os recursos de fábrica não terão a opção, pelo menos de maneira oficial, de baixar os arquivos nem dentro (como já era antes) e nem fora do país.

publicidade

Isso é frustrante para quem pensa em importar modelos de lá, já que algumas versões dos aparelhos da Xiaomi são lançadas apenas no país asiático e agora se tornam bem menos atraentes para o mercado exterior.

Modelos Xiaomi como o Mi 10 Ultra ou o Redmi K30 Ultra e o Redmi 10X 5G, que possuem ROM chinesa, ficaram impossibilitados de instalar os serviços do Google fora do país. Até o momento, a atualização não deve afetar celulares que já instalaram o GMS.

Gambiarra

Os usuários de celulares Xiaomi que desejam ter os serviços do Google podem tentar recorrer a serviços de terceiros, como a plataforma CoolAPK, que permite o envio de aplicativos, mas a funcionalidade dos apps através desses meios não é garantida.

A Xiaomi já teve problemas com os sistemas do Google. Há um mês, a atualização para o Android 11 estava fazendo o Mi A3 parar de funcionar.O mesmo possivelmente teria acontecido com outros dispositivos da empresa, como o Mi A2.

publicidade

Os problemas com a atualização do Android 10 para Mi A2 e A3 ano passado variavam de atualizações enviadas por engano de um firmware mexicano, celulares com funções bloqueadas e até questões com a duração de bateria. Outro update no começo de 2020 derrubou a funcionalidade Dual SIM em alguns aparelhos da marca.

Via  GSM Arena