O app Lens mudou de nome, deixando de lado a alcunha Office para se chamar simplesmente Microsoft Lens em suas novas atualizações na Play Store e na App Store. Além disso, o aplicativo para escanear documentos também ganhou novas funções para aprimorar o uso da lente digital, bastante útil para o home office.
As principais mudanças no app são na conversão de imagens para texto, o OCR (ou Optical Character Recognition). Ou seja, o Microsoft Lens foi aprimorado para identificar melhor informações em imagens, tabelas, documentos e até em folhas escritas à mão.
É importante ressaltar que, com exceção da leitura de escrita à mão, todas as funções mostradas acima são compatíveis com 30 idiomas, incluindo o nosso português. Já as anotações que fazemos em cadernos só vai funcionar se escrevermos em inglês, já que o app só reconhece anotações manuais no idioma britânico.
Quais são as novas funcionalidades do Microsoft Lens?
Quase todas as novas funcionalidades do Microsoft Lens se referem a essa leitura inteligente. Por exemplo, ele pode ler o que está escrito em tabelas, e montar o resultado em uma tabela.
Em seu texto sobre o app para Android e iOS, a Microsoft diz que a captura no Lens não será uma mera importação, mas sim documentos semelhantes ao originais. Além disso, vale a menção de que os documentos podem ser capturados digitalmente no formato PDF, Word, e PowerPoint. Também é possível editar os PDFs digitalizados, e adicionar filtros em imagens em documentos. Os usuários podem digitalizar até 100 páginas e salvá-las como imagens ou texto, localmente ou na nuvem. É fácil identificar quais documentos estão salvos em cada local.
Modo para digitalizar cartões de visitas e leitor inteligente
O novo Microsoft Lens também conta com um modo “cartão de visitas”. Ao apontar a câmera do seu smartphone para um cartão, o app irá capturar as informações de contato e salvá-las automaticamente na sua agenda ou no Outlook.
Outra função interessante é o leitor inteligente, que pode ser usado por pessoas com dificuldades visuais ou de leitura. Ao apontar o Microsoft Lens na direção de um documento, ele pode lê-lo em voz alta. Vale lembrar que os documentos gerados pelo app podem ser salvos no OneDrive.
Via Pocket Now