Já faz quase um ano desde que a OMS classificou o novo coronavírus como uma pandemia. Nesse período a máscara se tornou algo fundamental na vida de todos. Agora, cientistas desenvolveram algo que vai além de proteger: é um alerta. É um teste de Covid-19 que fica na parte externa de numa máscara, e assim, pode mostrar se ela foi exposta.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, criaram um teste para Covid-19 que pode ser aplicado em qualquer máscara. O teste procura a presença de uma amostra específica do coronavírus em nossa respiração e detecta a substância em gotículas que atingem a superfície externa da máscara.
Necessário alerta
Após usar a máscara durante o dia, tudo o que a pessoa precisa fazer é apertar um botão. Se ele mudar de cor, significa que a pessoa foi exposta ao vírus. Não quer dizer que você foi infectado, mas é o suficiente para você saber que foi exposto. E que precisa trabalhar melhor no isolamento e fazer um teste para saber se pegou. O funcionamento é avaliado como semelhante a um teste de farmácia de gravidez.
“Isso é o que estávamos tentando desenvolver. É um dispositivo que poderia dizer: ‘Ei, hoje existe um risco elevado e todos deveriam procurar alguns testes”, disse o pesquisador Jesse Jokerst para a emissora ABC7. “Isso poderia ter um impacto realmente profundo na trajetória da pandemia”, completou ainda o professor.
Para o desenvolvimento da máscara com teste de Covid-19, a universidade recebeu US$ 1,3 milhão do National Institutes of Health para as pesquisas. Caso consiga ser produzido em massa, os testes para máscaras poderiam custar apenas alguns centavos, e potencialmente, ajudar no controle da pandemia.
A iniciativa chega em boa hora. Como as vacinas ainda estão escassas, a única forma de proteção eficiente que temos é o distanciamento social e o uso de máscaras. E, ainda sim, muita gente acaba contraindo o vírus por descuido com a máscara. Ou não faz ideia do real risco, de haver sido exposta.
Via BGR
Foto: Andresr via iStock