AplicativosAppleNotíciasFaceTime, da Apple, bateu recorde de chamadas desde o Natal

Paulo Amaral1 mês atrás5 min

O desempenho da Apple no último trimestre de 2020 não se resumiu às incríveis marcas alcançadas nas vendas de wearables, iPhones ou demais produtos. Tim Cook, CEO da empresa, revelou, em seu relatório de declaração de lucros, que o FaceTime, app exclusivo para aparelhos com iOS realizarem chamadas de vídeo, também bateu recorde no último trimestre. O executivo não revelou os números exatos de ligações realizadas pelo aplicativo, mas adiantou que “o FaceTime teve recorde de chamadas já no Natal”.

A ativação do número de iPhones e dispositivos Apple no último trimestre também foi “a maior já vista”, de acordo com Tim Cook. Segundo o CEO da Maçã, o fato de muitas pessoas terem sido presenteadas com produtos da Apple tem ligação direta com o número recorde de chamadas realizadas por meio do FaceTime no período. O aplicativo, assim como o Zoom, também foi bastante utilizado para reuniões online de empresas que adotaram o home office como forma oficial de trabalho desde o início da pandemia.

Nos passos do WhatsApp

A declaração de Tim Cook sobre o recorde de chamadas estabelecido pelo FaceTime já durante a época de Natal reforça o fenômeno que já havia sido registrado por outros apps utilizados para ligações por voz ou por vídeo, como o WhatsApp e o Facebook Messenger, ambos pertencentes à mesma empresa. Segundo um comunicado oficial do Facebook, foram realizadas 1,4 bilhão de chamadas na virada de 2020 para 2021, número 50% maior do que as chamadas de voz e vídeo realizadas na passagem de 2019 para 2020. É uma chamada para cada 6 pessoas no mundo. Nessa linha (mas com mais motivos), o Facebook, aliás, acaba de declarar a Apple sua maior concorrente.

O Messenger também virou o ano quebrando barreiras, “ajudado” pela pandemia da Covid-19, que tornou o isolamento social obrigatório para evitar a maior propagação do novo coronavírus. Apesar de não ter divulgado os números exatos da plataforma, o Facebook confirmou que a ferramenta, assim como o FaceTime, bateu recorde de chamadas de vídeo com três ou mais pessoas na noite da virada. As transmissões ao vivo (também popularizadas como “lives”) no Facebook e no Instagram registraram, segundo a empresa, números superiores a 55 milhões na virada de 2020 para 2021.

Via Mac Rumors
Imagem de destaque: Twinster Photo/iStock