AndroidAplicativosNotíciasGoogle está testando a função “ler mais tarde” no Chrome para Android

Lucas Soares1 mês atrás4 min

O Chrome 90 vai trazer alguns novos recursos para o navegador mais popular da internet. Entre eles, a função de “ler mais tarde”. A opção vai estar disponível para as versões de Android e desktop e, até o momento, foi liberada no Chrome Canary, a versão de testes do programa do Google.

A parte estranha é que no iOS o Chrome já apresenta o recurso desde 2017, mas ele nunca havia sido liberado para outras plataformas, nem mesmo para o sistema operacional do próprio Google.

Atualmente existem extensões que fazem a função de salvar páginas para ler mais tarde no Chrome, como o Pocket. Mas agora, isso vai poder ser feito de maneira nativa, sem depender de apps terceiros.

Demanda antiga

O recurso também já é uma demanda antiga dos usuários do Google e está presente em outros navegadores rivais, além da versão de iOS do Chrome. O Safari e o Firefox, por exemplo, já fazem isso há bastante tempo. A Mozila inclusive é dona do Pocket desde 2017.

Pela versão de testes do Chrome no Android o “ler mais tarde” parece ser bastante simples de usar. Basta clicar e segurar o link para aparecer as opções, como abrir em uma nova aba e compartilhar, entre elas aparece a função de salvar para ler mais tarde.

Google testando função "leia depois" no Chrome para Android
Foto: Montagem VC

O “ler mais tarde” não é a única novidade Chrome 90, o navegador deve trazer também algumas funções para ajudar na análise de desempenho de sites. O Performance HUD vai poder mostrar de forma nativa a velocidade em que a página carrega e exibe opções do que deve ser aprimorado.

A nova funcionalidade é outra que já era usada com extensões e agora chega de maneira nativa ao Chrome. Para ativar basta apenas ir em configurações e deixar a opção “Show performance metrics in HUD” ligada. Ainda não há previsão de quando os recursos devem chegar a versão final do navegador.

Via XDA Developers

Foto: Pixabay/CC