Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Nem todo mundo gosta, mas o recurso rumble – as tremida – dos controles é importante para muitos jogos. Não é só parte da experiência planejada pelos desenvolvedores, mas, informações importantes podem se perder pela falta do recurso. Pensando nisso, o Google deve melhorar o rumble possivelmente para Android 12.

O objetivo é permitir que ao conectar um controlador de jogo via USB ou Bluetooth, ele vibre como se fosse em um console. Da maneira como está, o sistema operacional Android tem suporte limitado à função. A equipe do site XDA Developers alertou sobre isso quando apontaram que o Android não possui uma API (“Application Programming Interface” ou “Interface de Programação de Aplicativos”), para gerar vibrações em dispositivos externos, como um controlador de jogo conectado.

publicidade

Por isso os desenvolvedores não podem controlar a amplitude das vibrações ou provocar efeitos personalizados, o que compromete o feedback tátil. Essa incompatibilidade já foi alvo inclusive de várias reclamações de usuários.

A equipe de engenheiros do Google tem trabalhado no código-fonte do Android (AOSP) para melhorar a vibração do controle rumble o que deve impactar diretamente na hora do jogo. Mas mesmo com a adição a equipe já adianta que esse recurso de vibrações no controle de games deve ser limitado a apenas a algumas versões do Android.

Com o aumento dos jogos para dispositivos móveis e na nuvem, não é de se estranhar que o Google busque formas de melhorar o controle rumble já na versão do Android 12. Afinal o recurso promete ser muito útil especialmente nos vários serviços de jogos de console disponíveis na nuvem como o Stadia do Google, o GeForce NOW da Nvidia ou o xCloud da Microsoft entre outros.

A expectativa é de que o Google faça as adaptações já nas próximas semanas, para dar tempo de se popularizarem no Android 12.

publicidade

Via XDA

Imagem: Felix Lichtenfeld/Pixabay