Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A tecnologia UWB (Ultra-wideband, ou ultra banda larga) tem sido muito popularizada pela Apple, com parte importante de seus lançamentos contendo esse sistema de comunicação sem fio. O iPhone 11 foi um dos seus mais expressivos aparelhos a possuírem esse recurso, que seguiu sendo aplicado no iPhone 12, graças ao chip U1 com Ultra-wideband. Os resultados obtidos com essa tecnologia na comunicação entre dispositivos da empresa tem influenciado bastante o mercado de dispositivos UWB.

Uma gama de possibilidades com essa comunicação poderosa tem sido foco não só da Apple, mas também de outras fabricantes. Sim, a empresa capitaneada por Tim Cook é uma das mais expoentes referências nesse sentido, mas a Samsung é uma das empresas que poderão ajudar em uma popularização ainda maior da UWB. No ano passado, os celulares Android finalmente começaram a contar com a tecnologia.ultra banda larga

publicidade

 

Ultra banda larga com os carros

O Galaxy S21 Ultra e o Galaxy S21 Plus, por exemplo, em breve serão capazes de abrir a porta do carro e dar ignição usando ultra banda larga. Entretanto, os automóveis também terão que possuir essa tecnologia para que a funcionalidade seja aplicável.

Por falar em carros com tecnologia ultra banda larga, a Apple tem intensificado suas conversas com a BMW, para atualizar seu CarKey. A fabricante pretende deixar suas chaves digitais com UWB compatíveis com o protocolo da fabricante de automóveis alemã.

Ultra banda larga com os rastreadores

Voltando para o universo Samsung, o Galaxy S20 e o Galaxy Note 20 são outros aparelhos que também possuem esse sistema de comunicação. O app SmartThings é outro desenvolvimento da fabricante que utiliza ultra banda larga. E não podemos esquecer o Galaxy Smart Tag+, lançado pela Samsung outro dia, e que conta com essa tecnologia (a Samsung também tem uma versão só com Bluetooth LE). O rastreador da Samsung é um acessório muito útil para o app SmartThings.

publicidade

Outro rastreador que está envolvido nessa tecnologia UWB é o da Tile. Além de buscar funcionalidade junto ao iPhone 11 e iPhone 12, a empresa tem buscado fazer frente com o AirTag, que a Apple deve lançar esse ano. Os futuros localizadores da Apple devem contar o com chip U1, presente nas duas últimas gerações de iPhones.

A Xiaomi e o Google, como estão?

Outra empresa com potencial para aderir pesado à ultra banda larga é a Xiaomi. A fabricante chinesa apresentou uma tecnologia UWB com uma largura de 500 MHz para transmitir informações com alta precisão no posicionamento dos dispositivos. Além de sua série Mi 10, a Xiaomi desenvolveu a ultra banda larga em alguns aparelhos eletrodomésticos inteligentes, acelerando ainda mais seu universo de casa inteligente.

O Google quer usar a tecnologia UWB em APIs no Android e seu app Nearby Share já é capaz de se comunicar via UWB com o Galaxy Note 20 Ultra. Ter o recurso suportado nativamente no sistema operacional pode ser um grande impulso para avanços da ultra banda larga.

HomePod Mini e Apple Watch Série 6

Voltando a falar da Apple, é interessante perceber como a empresa tem apostado na tecnologia banda ultra larga em vários dispositivos, a começar pelo iPhone 11, até hoje um dos maiores responsáveis pela popularização da tecnologia.

HomePod se comunicando com iPhone por ultra banda larga

Além dele e do iPhone 12, o AirDrop já possui essa tecnologia e as caixas HomePod Mini podem se comunicar com um iPhone que possua o chip U1. Sugestões personalizadas de música aparecerão automaticamente no iPhone quando ele estiver perto das caixas. A tecnologia permitirá também que controles instantâneos fiquem disponíveis sem precisar desbloquear o aparelho.

O Apple Watch Série 6 é outro dispositivo recente com chip U1. Enfim, tudo indica que a Apple vai continuar investindo bastante na popularização da ultra banda larga. E as demais empresas se mostram incentivadas a fortalecer esse mercado também.

Via Apple Insider

Imagem: Starry-sky-visual (Shutterstock)