Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O Google quer implementar a tecnologia de Ultra-wideband (UWB ou banda ultralarga) no Android. É bom explicar que essa tecnologia não tem a ver com rede de telefonia, como o 5G, por exemplo. A UWB é usada para conectividade direta entre dispositivos, e não para telecomunicações. A tecnologia inclui a detecção de localização precisa e transmissão de dados.

Assim, isso torna a tecnologia uma candidata ideal não apenas para substituir o Bluetooth e o Wi-Fi como conectividade direta ponto a ponto, mas também como um padrão de conectividade para a Internet das Coisas (IoT). Com isso, ele também vai poder ser usado para a conectividade de alguns dos melhores dispositivos de automação residencial no mercado.

publicidade

A informação de que o Google quer implementar essa tecnologia em seu sistema operacional veio dos desenvolvedores do XDA. Eles descobriram uma API do UWB listada no Android Open Source Project. Com, a inclusão no Android, o UWB poderia se tornar um novo padrão no mercado.

Melhor suporte a banda ultralarga ao Android em versões futuras

Tudo isso indica que o Google está procurando oferecer um suporte melhor ao padrão da banda ultralarga em futuras versões do Android. A API fornece uma maneira de realizar operações UWB, como consultar os recursos do dispositivo e determinar a distância e o ângulo entre o dispositivo local e o remoto, por exemplo.

A Apple foi a primeira a implementar a tecnologia UWB, com o lançamento do iPhone 11. A Samsung fez o mesmo com a linha Galaxy Note 20, mas pelo menos até o momento, o uso da banda ultralarga é limitado ao aplicativo Nearby Share do Google. Além disso, também na linha Note 20, o app SmartThings da Samsung, usa UWB para conectar e localizar mais rapidamente outros dispositivos e acessórios Galaxy.

Mesmo assim, a Samsung mostrou que já tem outros planos para o uso da banda ultralarga. E, com a inclusão de APIs do Google, isso pode facilitar que outros fabricantes de celulares participem do projeto em algum momento no futuro.

publicidade

Via: Android Central