Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Ontem, a Samsung realizou seu evento de lançamentos no qual apresentou, entre outras novidades, sua nova linha de celulares Galaxy S21, e um dos recursos apresentados chamou a atenção, a possibilidade de usar os smartphones como chave para abrir a porta do carro.

O recurso foi incluído nos smartphones S21 Plus e S21 Ultra, que serão capazes de abrir a porta do carro e dar ignição usando a tecnologia ultra-wideband (UWB). Mas, essa funcionalidade tão prática só vai funcionar em modelos futuros de carros.

publicidade

Imagem do celular Samsung que pode abrir o carro

A marca coreana disse que está trabalhando em parceria com as montadoras Audi, BMW, Ford e Genesis, mas ainda não foram revelados quais modelos de carros contarão com o novo recurso. Os modelos mais caros da nova linha S21 foram os primeiros a receber a novidade, que também deve ser incluída em outros modelos da empresa.

Além do Galaxy S21 Plus e do S21 Ultra, o UWB está presente nos Galaxy Note20 Ultra e o Galaxy Z Fold2 da Samsung, e nas linhas iPhone 11 e iPhone 12 da Apple. Dessa forma, a chave digital poderia ser emprestada, ou melhor, compartilhada com qualquer um desses dispositivos.

Além disso, a tecnologia deve funcionar com aparelhos NFC, como uma alternativa. Tá, a solução não é tão prática, já que aí eles precisam ser tirados no bolso e encostados na fechadura. Mesmo assim, aparelhos como a linha Galaxy S20 e superiores com NFC também devem receber a inovação, além do Galaxy S21 mais simples.

publicidade
Como funciona

Ao apresentar a novidade em seu Unpacked, a empresa sul-coreana explicou que a chave digital deve funcionar com o uso da tecnologia UWB. Os smartphones Samsung irão captar os pulsos de baixa energia com dados do veículo pareado e cálculo de localização para identificar o carro e abrir a porta ao se aproximar. Aparelhos com NFC também serão capazes disso, mas será preciso tirar o celular do bolso e aproximá-lo da fechadura.

Imagem mostra que o celular Samsung pode localizar o carro e abrir a porta

Recurso usa realidade aumentada e UWB para encontrar o carro no estacionamento (Fonte: Reprodução/Samsung)

E o recurso não para por aí. A tecnologia UWB pode ajudar a localizar um veículo perdido em um estacionamento gigante. A Samsung está trabalhando com ferramentas de realidade aumentada que utilizarão a câmera do celular para criar um percurso de setas pelo chão indicando o caminho até seu carro.

Problemas com a tecnologia

A ideia de elaborar uma chave digital para veículos já vinha sendo elaborada pelo Consórcio de Conectividade para Carros (CCC), uma organização inter-industrial para tecnologias automotivas. O modelo está em sua versão 3.0 e ainda encontra alguns pontos a serem resolvidos.

O primeiro é o fato de que talvez não seja possível abrir o carro ou dar ignição caso o celular esteja sem bateria. Assim, não pense ainda em aposentar suas chaves. Outra questão toca no quesito segurança. O furto do celular, por exemplo, pode acabar se tornando algo maior, já que com isso o ladrão poderá levar também o carro sem muito esforço. Uma solução de segurança seria um sistema de bloqueio e até de contato com a polícia para evitar esse tipo de problema.

A chave digital deve chegar em agosto de 2021 nos celulares Samsung.