Após quatro anos fora do ar durante a administração do ex-presidente Donald Trump, a versão em espanhol do site da Casa Branca retorna ao ar.
O retorno do site La Casa Blanca foi uma das primeiras medidas do Presidente Joe Biden, que assumiu como 46º Presidente dos EUA às 12h de hoje (20/01). No site, é possível encontrar informações sobre o presidente, sua vice-presidente Kamala Harris e sobre a própria residência oficial que é a residência dos presidentes americanos durante seus mandatos.
Além disso, o site conta com algumas opções que permitem ativar um modo noturno, além de alterar o tamanho das fontes, o que facilita bastante a vida de pessoas com problemas de visão. Vale lembrar que é essencial que sites governamentais tenham opções de acessibilidade, já que são de interesse público.
Por que um site da Casa Branca em espanhol é tão importante?
A população latina nos Estados Unidos é a maior entre os grupos minoritários. Por latino, entendem-se pessoas com descendência mexicana ou outros países da América Latina que falam espanhol (ou seja, todos menos o Brasil).
Atualmente, estima-se que existam quase 60 milhões de latinos vivendo nos Estados Unidos, o que representa cerca de 18,3% da população total. Ou seja, quase um quinto da população que vive nos Estados Unidos tem contato com o espanhol, seja como sua língua nativa ou o idioma de seus pais.
Mas um site da Casa Branca em espanhol não é uma nenhuma novidade. Ele esteve presente tanto na administração do republicano Bush e do democrata Obama. Após a eleição de Donald Trump, a versão espanhol do site da Casa Branca foi retirada do ar.
A justificativa era que existia muito trabalho a ser feito, mas que o site em espanhol retornaria ao ar o mais breve possível, o que não aconteceu ao longo dos quatro anos do mandato anterior. A iniciativa vai de acordo um dos compromissos de campanha que ajudaram a eleger Joe Biden: maior atenção às questões de grupos minoritários nos Estados Unidos.
Via The Next Web
Imagem: Unsplash