Uma das principais dúvidas em tempos de pandemia de Covid-19 é sobre o que fazer com aquilo que já uma extensão do corpo humano. Pesquisas recentes indicam que o vírus pode ficar vivo por até 28 dias na tela do celular e que o aparelho é tocado pelos usuários, em média, 2.600 vezes por dia. Então a resposta para primeira pergunta é: absolutamente sim, você tem que limpar seu celular.
Para evitar passar às suas mãos ou ao seu rosto a enorme quantidade de bactérias, pus e demais impurezas que são invisíveis aos olhos, mas captadas pelo corpo do smartphone, é necessário tomar uma série de cuidados, ainda mais essenciais para evitar a contaminação pelo vírus que já atingiu mais de 78 milhões de pessoas em todo o mundo, matando quase 2 milhões de pessoas – conforme dados online da John Hopkins University, dos Estados Unidos.
Olho vivo para não estragar o celular
Vamos à segunda questão: ensinar como limpar o celular pra proteger de Covid-19. Basta seguir as dicas abaixo que o Vida Celular preparou. Não requer prática, nem tão pouco habilidade, como diz o velho ditado popular. Mas há alguns pontos importantes que precisam ser observados. Vamos a eles.
A primeira dica é a mais básica de todas: Desligue o aparelho e desconecte cabos ou fios antes de iniciar a limpeza. Isso é fundamental para evitar acidentes, não apenas ao limpar celular, mas qualquer aparelho eletrônico que possa ter sido exposto ao vírus da Covid-19. Desligado o aparelho e desconectados os fios, chegou a hora do passo 2.
O segundo passo é escolher o pano ideal para efetuar a limpeza. Ele deve ser macio e, de preferência, não soltar fiapos, para não correr o risco de ficar preso em partes sensíveis do celular. Flanelas, ou panos utilizados para limpar as câmeras fotográficas profissionais (ou lentes de óculos) são os mais indicados para a tarefa, segundo os especialistas.
O terceiro, e mais importante passo, explica essencialmente como limpar o celular e qual produto ideal para usar e, com isso, afastar a possibilidade de contaminação pela Covid-19. Embora alguns especialistas digam que água não é aconselhável, a Apple e o Google recomendam a utilização dos mesmos produtos adotados para combater a Covid-19 na higiene pessoal: água morna e sabão neutro, aplicados em um pano, que deve ficar umedecido, e NUNCA encharcado.
Outros especialistas alegam que a melhor alternativa é usar o álcool isopropílico – mas nunca o etílico, o álcool normal, que vem nas embalagens vendidas no supermercado e na cerveja, pois os equipamentos eletrônicos oxidam em contato com ele.
A terceira opção cogitada – e pronta para uso – pode ser encontrada nas farmácias e magazines: lencinhos umedecidos para bebês. Lembrando que, seja qual for a opção, o importante é sempre se lembrar de limpar o celular e, com isso, manter a Covid-19 o mais longe possível de você.