Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google e a Qualcomm anunciaram nesta quarta-feira (16/12) uma parceria para aprimorar os chipsets Snapdragon e garantir até 4 anos de atualizações para dispositivos Android compatíveis.  A ideia é desenvolver novos recursos para que as fabricantes possam atualizar os aparelhos para novas versões do OS sem precisar mexer nos softwares do chipset a partir do Android 11.

A parceria entre as empresas é mais um passo do Projeto Treble – uma iniciativa do Google para combater a fragmentação das versões de Android, garantindo uma vida mais longa aos aparelhos. Apesar da novidade parecer bem bombástica, não é bem assim. A Qualcomm vai dar suporte a três atualizações do Android em seus processadores daqui em diante, e os fabricantes podem oferecer quatro anos de atualizações de segurança.

publicidade

De acordo com o Google, um dos principais problemas enfrentados pelas fabricantes está na atualização de hardware para novas versões do Android, pois a maioria dos componentes acaba se tornando defasada em relação ao novo sistema. Agora, com esta nova parceria, Google e Qualcomm pretendem expandir o suporte aos chipsets Snapdragon para que os celulares recebam atualizações por mais tempo, algo semelhante ao que acontece com os iPhone, por exemplo.

De acordo o Google, o projeto terá início com a otimização do novo Snapdragon 888, divulgado recentemente pela Qualcomm,  possibilitando a partir do Android 11 outras 4 atualizações para os aparelhos. Além disto, o Google também garantiu que vai tentar unificar o framework utilizado nos sistemas operacionais para que a Qualcomm não precise se preocupar em trabalhar em uma atualização para cada dispositivo. O ecossistema se tornará amigável.

Bom para as fabricantes, melhor para os usuários

A parceria entre Google e Qualcomm trará benefícios tanto para os fabricantes que poderão explorar mais os seus dispositivos, como para os usuários que terão a segurança de um celular atualizado.

Em nota, Kedar Kondap, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm, declarou: “por meio desta parceria, esperamos acelerar as atualizações do Android nos dispositivos baseados em Snapdragon, proporcionando uma experiência aprimorada aos usuários”.

publicidade

Hoje, com exceção de flagships, é comum que as fabricantes ofereçam apenas uma atualização do OS para seus produtos, centralizando as mudanças em patches e modificações do launcher do aparelho.

Este sempre foi uma fraqueza do Google em relação à Apple, que garante 4 anos ou mais de atualizações para os iPhone. Um exemplo desta diferença está no próprio Android 11, enquanto usuários com aparelhos fabricados em 2018 ainda não sabem se receberão a versão, proprietários de iPhone 6S (lançado em 2015) receberam suporte ao iOS 14.

Via Pocket Now